Todos os estados dos EUA têm alertas para tempestades; mais de 1.200 voos foram cancelados

Enquanto as temperaturas podem chegar a -20°C a -30°C no norte, ventos podem fazer com que a sensação térmica chegue a -50°C

O Liberal
fonte

Nesta sexta-feira (12), vários perigos climáticos estão afetando os Estados Unidos da América (EUA), inclusive uma enorme tempestade que atinge a metade leste do país, motivo pelo qual o Serviço Meteorológico Nacional emitiu alertas para os estados, envolvendo avisos de nevasca e tornados.

VEJA MAIS

image Chuvas intensas colocam 24 cidades de Minas Gerais em situação de emergência; veja a lista
Tempestades causam estragos em diversas regiões, com cinco mortes registradas no Estado

image Furacão Idalia chega à Flórida provocando 'tempestades catastróficas' e ventos de até 195 km/h
Autoridades meteorológicas alertaram em um comunicado que Idalia é um furacão potencialmente perigoso em sua trajetória na direção da Geórgia e da Carolina do Sul

Os alertas passaram a vigorar na manhã de sexta-feira (12), enquanto a tempestade atravessa a metade oriental dos EUA. Os avisos de vento se estendem por quase 3.200 quilômetros, do Texas à Nova Inglaterra, enquanto os alertas de enchentes abrangem do meio do Atlântico ao nordeste.

O noroeste também deve contar com neve e vento, trazidos por outra forte tempestade na região, e alertas de temperatura atingem vários estados. O ar frio começa a ir para o sul do Canadá. Até o Havaí está lidando com os impactos das tempestades à medida que uma potente frente fria corta as ilhas.

Temperaturas

É possível que uma grande explosão de ar no Ártico se alastre pela região central dos Estados Unidos e gere uma tempestade, sendo que o frio extremo pode chegar até o sul do país, no estado do Texas, o que vai testar a rede elétrica do estado, que está vulnerável a temperaturas extremas pela primeira vez neste inverno.

Enquanto as temperaturas podem chegar a -20°C a -30°C no norte, tanto na sexta-feira quanto no sábado à noite, os fortes ventos ainda podem fazer com que a sensação térmica chegue a -50°C. Com a pele exposta, o congelamento pode ocorrer em apenas 10 minutos. Mais de 15 milhões de pessoas nos EUA estão sob alerta de frio.

O frio, que vai se espalhar para o sul e leste em todo o país e até envolver o Texas e outras partes do sul no fim de semana, pode durar até o meio da próxima semana.

Voos cancelados

Por causa da nevasca que atinge o país, companhias aéreas dos Estados Unidos, como a Delta e a United Airlines, cancelaram 1.243 voos nesta sexta-feira (12). Este fenômeno interrompeu o fornecimento de energia e afetou empresas em 12 estados norte-americanos. 

Além dos cancelamentos, 514 voos foram atrasados, segundo dados do site de rastreamento de voos FlightAware registrados até às 9h14 de hoje. As informações são da Reuters.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO