Furacão Idalia chega à Flórida provocando 'tempestades catastróficas' e ventos de até 195 km/h
Autoridades meteorológicas alertaram em um comunicado que Idalia é um furacão potencialmente perigoso em sua trajetória na direção da Geórgia e da Carolina do Sul
O furacão Idalia chegou à costa noroeste da Flórida, anunciou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. Classificado, inicialmente, como furacão de categoria 4 ao avançar pelo Golfo do México, ele foi rebaixado para magnitude 3 na escala Saffir-Simpson (que vai até 5), como normalmente acontece quando os fenômenos ciclônicos avançam por terra firme. Apesar isso, autoridades meteorológicas alertaram que o Idalia continua sendo potencialmente perigoso em sua trajetória rumo ao norte, na direção da Geórgia e da Carolina do Sul.
VEJA MAIS
De acordo com o NHC, em sua passagem pela Flórida, o ciclone tropical está provocando "tempestades catastróficas e ventos prejudiciais" de até 195 km/h, com rajadas ainda mais fortes.
Idalia também afetou Cuba, onde foram registradas inundações, cortes de energia elétrica e operações para a retirada de moradores, dese a noite de segunda-feira (28).
A diretora da Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos (FEMA), Deanne Criswell, alega que poucas pessoas podem sobreviver estando no caminho de uma grande tempestade ciclônica. "E esta tempestade será mortal se não nos afastarmos do perigo e a levarmos a sério", disse.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA