Terremoto com magnitude de 7,6 atinge o México; existe risco de tsunami
Moradores da Cidade do México foram para as ruas após sentirem o tremor; existe risco de tsunami com ondas que podem chegar a 3 metros de altura
Um terremoto atingiu a costa oeste do México nesta segunda-feira (19), com magnitude de 7,6 na escala Richter. O tremor sacudiu edifícios e obrigou moradores da Cidade do México a irem para as ruas por questões de segurança. Existe risco de tsunami.
VEJA MAIS
O terremoto ocorreu na costa oeste do país, no local onde se dividem os estados de Colima e Michoacán, pouco depois das 13h no horário local (15h no horário de Brasília). O Serviço Geológico dos Estados Unidos e o europeu registraram a magnitude de 7,6 pontos no tremor que ocorreu há uma profundidade de 15 km. Confira imagens do momento:
A costa de Michoacán corre o risco de ser atingida por um tsunami, apontou o Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA, com ondas que podem chegar a três metros de altura. Na capital mexicana, localizada a 440 km do epicentro do tremor, habitantes disseram que sentiram tremores nos prédios. A prefeitura da cidade, Claudia Sheinbaum, afirma que ainda não existem relatos de possíveis danos no local.
O tremor ocorreu horas depois de um treinamento realizado na cidade, em que houve uma simulação de terremoto. Marcada para esta segunda-feira, o treinamento ocorre nesta data porque no dia 19 de setembro, em 1985 e 2017, outros dois tremores atingiram o país. Em 1985, foram milhares de mortos. Em 2017, mais de 350 pessoas morreram.
Entenda a escala Richter
A escala desenvolvida por Charles Richter e Beno Gutenberg marca a intensidade dos tremores na superfície terrestre, e, a partir de seus valores, é possível mensurar os danos causados. Confira quais os impactos em cada escala de tremor:
- Magnitude menor que 2: tremores captados apenas por sismógrafos;
- Magnitude entre 2 e 4: impacto semelhante à passagem de um veículo grande e pesado;
- Magnitude entre 4 e 6: quebra vidros, provoca rachaduras nas paredes e desloca móveis;
- Magnitude entre 6 e 7: danos em edifícios e destruição de construções frágeis;
- Magnitude entre 7 e 8: danos graves em edifícios e grandes rachaduras no solo;
- Magnitude entre 8 e 9: destruição de pontes, viadutos e quase todas as construções;
- Magnitude maior que 9: destruição total com ondulações visíveis.
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA