Supertelescópio James Webb capta fusão de duas galáxias; vídeo
O registro aconteceu há 270 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Cetus. Essa fusão é responsável pela geração de nova estrela. O processo é chamado de ‘starburst’
Novas imagens foram divulgadas pela Nasa, nesta terça-feira (25), feitas a partir Supertelescópio James Webb. O equipamento conseguiu registrar a fusão de duas galáxias. A imagem aconteceu há 270 milhões de anos-luz da Terra, dentro da constelação de Cetus. As imagens são possíveis graças ao sistema avançado de captura em visão infravermelha.
Esse espaço, segundo astrônomos, é conhecido pelo entrelaçamento – que são a formação de novas estrelas. Cetus tem a capacidade de gerir cerca de 20 vezes mais estrelas do que Via Láctea da Terra. O processo é chamado de ‘starburst’. As informações são do G1.
VEJA MAIS
De acordo com a agência espacial europeia, a intensidade da explosão estelar é tamanha que as fusões também podem significar a formação de um novo buraco negro. Ainda segundo a Nasa, essa não foi a maior fusão já presenciada, “por estar nos estágios finais”, mas é possível que um fluxo de gás ative uma nova explosão ainda mais ‘frenética’.
Assista ao vídeo:
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA