Super-Terra: Cientistas descobrem planeta possivelmente habitável com tamanho maior que o da Terra
Batizado de LP 890-9c, o planeta foi descoberto por um grupo de cientistas liderados por Laetitia Delrez, da Universidade de Liége, na Bélgica. Em parceria com a Nasa, a descoberta foi realizada a partir do uso dos telescópios SPECULLOS
Cientistas liderados pela astrofísica Laetitia Delrez descobriram dois planetas com características similares às da Terra, porém com dimensões ainda maiores. Um destes planetas, o LP 890-9c, denominado de “Super-Terra”, pode ter condições propícias para habitação.
VEJA MAIS
Delrez é pesquisadora na Universidade de Liège, na Bélgica. A Nasa e a instituição, em parceria, localizaram os corpos celestes a partir dos telescópios SPECULLOS (Search for habitable Planets EClipsing ULtra-cOOl Stars), instalados no Chile e na Espanha.
Apesar de um dos planetas não ter chamado muita atenção, a “Super-Terra” se encontra em uma zona potencialmente habitável, com órbita que permite que o corpo celeste receba uma quantidade de radiação solar parecida com a da Terra, com a possibilidade de ter água em sua superfície.
“Trata-se de uma oportunidade única para entender melhor as condições de habitabilidade em torno das estrelas menores e mais frias de nossa vizinhança solar”, comentou Delrez. Agora, os cientistas irão realizar estudos sobre a atmosfera do planeta descoberto, para descobrir se ele é realmente habitável. O LP 890-9c é uma das mais recentes descobertas com reais possibilidades de condições para alguma forma de vida.
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA