Nasa divulga imagem de galáxia com aparência de 'Roda de Carro'; veja

O sistema está a cerca de 500 milhões de anos-luz de distância da Terra

Luciana Carvalho
fonte

Nesta terça-feira (2), a Nasa, a agência espacial norte-americana, em conjunto com as agências espaciais do Canadá e da Europa, divulgou mais um registro inédito feito pelo supertelescópio espacial James Webb mostrando uma galáxia a cerca de 500 milhões de anos-luz de distância do nosso planeta, chamada pelo apelido de "Roda de Carro" por conta da semelhança com a estrutura. À esquerda, duas galáxias espirais menores também são visíveis. As informações são do portal G1 Nacional.

Segundo a Nasa, a "Roda de Carro" era provavelmente uma galáxia espiral (assim como a nossa Via Láctea) antes de colidir com uma galáxia menor há mais de 400 milhões de anos, e foi justamente essa colisão que resultou nessa formação característica. "Agora, esse sistema é composto por 2 anéis, um anel interno brilhante e um anel colorido circundante. Ambos se expandem para fora do centro como ondulações de um lago", afirmou a agência espacial, em um comunicado.

VEJA MAIS

image Pesquisa muda forma de entender mecanismo dos buracos negros
Alguns buracos negros capturam gás que chega na galáxia

image Nasa gravou o som de um buraco negro; ouça
Desde 2003 que o buraco negro no centro da galáxia Perseus está sendo associado com som

image Cientistas revelam primeira imagem registrada de um buraco negro
Fato é marco na astrofísica. Pesquisa foi conduzida pelo projeto Telescópio de Horizonte de Eventos

Outros telescópios, incluindo o famoso Hubble, já flagraram a Galáxia Cartwheel (como é chamada no inglês), mas como uma imensa quantidade de poeira obscurece a visão desse sistema para telescópios de luz visível, certas estruturas não podiam ser vistas até então.

Com essa nova observação do Webb em infravermelho, método que vence essa barreira da poeira, estrelas individuais assim como regiões de formação desses astros dentro da galáxia podem ser vistas facilmente.

Os novos dados divulgados vão possibilitar que os cientistas compreendam melhor o comportamento do buraco negro que fica ao centro da "Roda de Carro" (apesar do buraco negro em si não seja visível na imagem). "Esses novos detalhes nos fornecem uma compreensão renovada de uma galáxia que está em meio a uma lenta transformação", disse a Agência Espacial Europeia (ESA), que também faz parte do consórcio internacional que levou o James Webb ao espaço.

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO