Saúde do papa Francisco levanta rumores sobre possível renúncia

Pontífice vem enfrentando problema no joelho que o deixou em uma cadeira de rodas

O Liberal
fonte

Com 85 anos e em seu 10º ano de pontificado, o Papa Francisco vem apresentando problemas de saúde que reforçam as teorias sobre uma possível renúncia. Uma doença no joelho direito que o deixou em uma cadeira de rodas também o obrigou a cancelar uma importante viagem à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul há apenas duas semanas. As informações são do jornal O Globo.  

Não há informações oficiais sobre o problema no joelho. A lesão causa dor intensa, evidente em seu rosto em determinados momentos, mas deve ser tratável com base em infiltrações.

VEJA MAIS

image Papa Francisco recebe cocar de bispos da Amazônia e pede atuação ‘sem medo’ na região
Um dos recados foi para que os bispos denunciem aqueles que violem os direitos das populações indígenas

image ‘Preciso de um pouco de tequila’, diz Papa Francisco a seminaristas mexicanos; video
Nas imagens, que viralizaram nas redes sociais, o pontífice conversa sobre os problemas nas pernas

O líder da Igreja Católica também convocou um grande consistório para o mês de agosto, onde anunciará a maioria dos cardeais que elegerão o próximo Pontífice. Outro fato que aumentou os rumores foi  o agendamento de uma visita a Áquila nesse mesmo mês, onde Francisco participará da celebração do Perdão instituída por Celestino V, o primeiro Papa que renunciou ao cargo em 1294.

O único a renunciar na era moderna foi Bento XVI, em 2013, quando percebeu que suas forças não eram mais suficientes para enfrentar as reformas que o futuro exigia e resistir ao ataque de seus inimigos.

Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo de Papa Francisco, sempre destacou que o exemplo de seu antecessor serviria de inspiração se necessário. Porém, a ideia de Francisco renunciar parece impossível enquanto seu antecessor estiver vivo.

VEJA MAIS

image Papa Francisco diz que ucranianos são corajosos e critica ‘brutalidade’ das tropas russas
Declarações foram publicadas nesta terça-feira pela revista italiana 'La Civilta Cattolica'

image Ronaldinho Gaúcho e Daniel Alves visitam Papa Francisco em evento no Vaticano; vídeo
Os craques brasileiros estiveram em evento promovido no Vaticano, que contou com a presença de outros atletas, além de astros do rock

image Papa Francisco aparece em cadeira de rodas durante audiência
Ele tem uma inflamação no joelho que vem causando problemas de mobilidade

Para Austen Ivereigh, autor de várias obras sobre Francisco e de sua biografia, "O Grande Reformador: Retrato de um Papa Radical", a condição física de Francisco não indica que ele deve renunciar. “Quando o vi, pareceu-me que estava com dor, mas não que estivesse frágil ou fraco. Além disso, espera-se que ele possa ser curado, mesmo que não queira fazer a cirurgia. E, como ele disse, para governar a Igreja você precisa do cérebro, não das pernas. A especulação é natural, mas não vejo razão para pensar que estamos chegando ao fim”, declarou.

O neurologista e jornalista Nelson Castro, autor do livro "A saúde dos Papas: Medicina, tramas e fé de Leão XIII a Francisco" conversou recentemente com o Pontífice e também acredita que “os rumores de renúncia são infundados”. Segundo ele, o Papa não tem vontade nem pensa nisso:

“Exceto pelo problema no joelho, um ligamento rompido devido a um mau movimento, ele é perfeito. Isso dificulta sua movimentação, mas não o impede de realizar sua tarefa”.

Ainda de acordo com o neurologista, o pontífice está relutante em se submeter à cirurgia porque teve uma recuperação difícil da anestesia da cirurgia de cólon há um ano. Assim como Castro, a maioria das fontes consultadas diz que Francisco não pensa em renunciar enquanto Bento XVI estiver vivo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO