Papa Francisco recebe cocar de bispos da Amazônia e pede atuação ‘sem medo’ na região

Um dos recados foi para que os bispos denunciem aqueles que violem os direitos das populações indígenas

O Liberal
fonte

Bispos da região Amazônica estiveram reunidos por quase duas horas, na manhã desta segunda-feira (20), com o líder da Igreja Católica, papa Francisco, discutindo o papel da igreja na região e a violência contra povos indígenas e vulneráveis. As informações são do jornalista Jamil Chade, do portal UOL.

VEJA MAIS

image Comissão da Câmara que vai acompanhar caso Bruno e Dom critica ‘pressa’ da PF
Grupo realizou a primeira reunião na manhã desta segunda-feira

image Papa Francisco diz que ucranianos são corajosos e critica ‘brutalidade’ das tropas russas
Declarações foram publicadas nesta terça-feira pela revista italiana 'La Civilta Cattolica'

image ‘Preciso de um pouco de tequila’, diz Papa Francisco a seminaristas mexicanos; video
Nas imagens, que viralizaram nas redes sociais, o pontífice conversa sobre os problemas nas pernas

Ao todo, 17 bispos dos estados do Amazonas, Acre e Roraima participaram do encontro. Um deles, o bispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, informou que o papa orientou os religiosos a ficarem ao lado dos indígenas e sempre respeitarem a cultura local, mas também passou uma mensagem de esperança.

"Ele nos motivou a vivermos a nossa missão de pastores e não burocratas, de não perdemos este foco. E de coragem, para estar junto com as populações mais pobres e, sobretudo, que a Igreja saiba respeitar as culturas, o desafio da encarnação", afirmou.

Segundo Dom Roque, o caso de Dom Phillips e Bruno Pereira não foi tratado especificamente. Porém, o líder católico revelou saber das dificuldades da região e da necessidade de se modificar a forma de lidar com os biomas.

A agência oficial da Santa Sé informou que outro recado do papa foi para que os bispos atuem "sem medo" e que denunciem aqueles que violem os direitos das populações indígenas. Segundo Lúcio Nicoletto, administrador apostólico de Roraima, o pontífice encorajou os bispos a atuarem "sem medo de encarar os desafios que nos apresenta o momento atual, que precisa de uma palavra profética para anunciar a esperança do Evangelho da vida, mas também denunciar tudo aquilo pisoteia os direitos fundamentais das populações indígenas e do cuidado com a casa comum"

Na ocasião, Francisco recebeu um cocar enviado pelos povos da Amazônia. "Imagina se eu apareço na (Praça) São Pedro com isso?", brincou, arrancando gargalhadas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO