Salman Rushdie apresenta melhoras e é retirado de respirador após ser esfaqueado em Nova York
O ataque foi condenado por escritores e políticos de todo o mundo como um atentado à liberdade de expressão
O estado de saúde do autor Salman Rushdie, de 75 anos, apresentou melhoras e ele foi retirado do respirador, segundo informações divulgadas pelo seu agente Andrew Wylie, neste domingo (14). Rushdie está hospitalizado desde a última sexta-feira (15), com ferimentos graves, após ser sido esfaqueado repetidamente em uma aparição pública no Estado norte-americano de Nova York, quando se preparava para dar uma palestra sobre liberdade artística na Chautauqua Institution. As informações são da agência Reuters e foram divulgadas pela Agência Brasil.
VEJA MAIS
Após horas de cirurgia, o escritor anglo-indiano havia sido colocado em um respirador e não conseguia falar na noite de sexta-feira, chegou a informar Wylie, acrescentando que Salman provavelmente perderia um olho e tinha danos nos nervos, no braço e feridas no fígado.
O aclamado autor foi esfaqueado por um homem de 24 anos que invadiu o palco. O suspeito, Hadi Matar, de Fairview, Nova Jersey, se declarou inocente das acusações de tentativa de assassinato e agressão em uma audiência a tribunal no sábado.
Há promessas de recompensa pela cabeça de Rushdie desde que seu romance de 1988 “Os versos satânicos” levou o Irã a incentivar que os muçulmanos o matassem. Escritores e políticos de todo o mundo condenaram o ataque como um atentado à liberdade de expressão.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA