Escritor de ‘Versos Satânicos’, Salman Rushdie é esfaqueado durante evento nos EUA
Agressor invadiu o palco e atacou o autor no momento em que ele seria apresentado ao público
O escritor britânico Salman Rushdie foi esfaqueado em um evento no estado de Nova York nesta sexta-feira (12), informou a polícia. Não há informações detalhadas sobre o estado de saúde do autor de "Versos satânicos". O agressor foi detido, segundo a polícia. As informações são da AFP.
"O suspeito correu para o palco e atacou Rushdie e um entrevistador. Rushdie aparentemente foi esfaqueado no pescoço e foi levado de helicóptero para um hospital da região. Seu estado de saúde ainda é desconhecido", anunciou a polícia do estado de Nova York em comunicado.
Imagens postadas online mostram pessoas ajudando uma pessoa em um auditório, que os meios de comunicação identificaram como da Chautauqua Institution.
VEJA MAIS
Rushdie já foi ameaçado de morte outras vezes. Na década de 1980, o Irã proibiu a obra do autor por considerar o conteúdo uma blasfêmia. O líder iraniano da época, Ruhollah Khomeini, emitiu um documento, chamado de fatwa, pedindo a morte do escritor.
O país também ofereceu recompensa de US$ 3 milhões para quem assassinasse Rushdie. Em 1998, o Teerã garantiu quea fatwa não seria aplicada. Entretanto, sete anos depois, o governo de Khomeini afirmou que o autor poderia ser morto sem punição. Já em 2007, o líder iraniano Mahmoud Ahmadinejad voltou a declarar a validade do documento.
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA