Robô androide vai discursar no Parlamento britânico pela primeira vez
Durante o evento, a máquina deve responder algumas perguntas sobre inteligência artificial
Um robô “realista” vai discursar no Parlamento britânico pela primeira vez, na próxima semana. O androide, nomeado de Ai-Da, vai responder perguntas sobre inteligência artificial e as indústrias criativas. As informações do Extra.
O nome foi dado em homenagem à matemática do século 19 Ada Lovelace e foi desenvolvido na Universidade de Oxford por Aidan Meller, especialista em arte moderna e contemporânea. O trabalho também envolveu estudantes de doutorado da Universidade de Birmingham.
VEJA MAIS
O androide discursará no Comitê Digital e de Comunicações da Câmara dos Lordes. O discurso terá como foco central a criatividade sob ataque da inteligência artificial e da tecnologia, além de apresentar os resultados de uma pesquisa que está sendo elaborada sobre o futuro das indústrias criativas, como artes, design, moda e música.
Ai-da tem câmeras nos olhos e usa algoritmos de computador para processar características humanas, como responder perguntas com um modelo de linguagem de inteligência artificial especialmente projetado.
“O discurso inaugural de Ai-Da na Câmara dos Lordes nos ajudará a entender como um robô de IA vê o mundo e o que isso significa para o futuro da criatividade”, disse Meller, em entrevista ao "The Independent".
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA