Casa inteligente: o que é, como faz e veja dicas para deixar sua casa conectada
Confira diversos itens que pode lhe ajudar no dia-a-dia e deixar a sua casa automatizada
A conectividade está cada vez mais presente na rotina das pessoas - e na palma da mão - por conta da popularidade dos celulares mais tecnológicos e multifuncionais. São diversos os setores que oferecem produtos que estão sempre conectados à internet, em especial, para as residências, com dispositivos que proporcionam segurança, assistentes de voz, controle de iluminação, entre outros.
A Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside) divulgou que o uso de dispositivos para casas inteligentes deve crescer pelo menos 20% até 2023. Por isso, confira algumas dicas de como deixar a casa mais conectada para automatizar o seu tempo.
VEJA MAIS
O que é uma casa conectada?
É uma casa que possui sistemas de automação capazes de proporcionar segurança, controle de temperatura e de outras funções que compõem a residência. Nas casas inteligentes, o proprietário, mesmo distante, tem acesso a tudo o que ocorre no lugar em tempo-real. Tudo isso só é possível com a ajuda de equipamentos que já possuem a tecnologia adequada para se conectar a outros aparelhos e tornar o ambiente mais automatizado.
Como criar uma casa conectada?
Para começar, é necessário sinal de wi-fi para que os equipamentos funcionem corretamente. Em seguida, um smartphone Android ou IOS para baixar os aplicativos de configuração e conseguir controlar remotamente. Depois, conforme os objetivos e orçamento, pesquisar sobre os diversos equipamentos disponíveis no mercado que podem lhe ajudar no dia-a-dia.
Quais dispositivos para usar numa casa conectada?
Atualmente, o mercado de tecnologia conta com diversos equipamentos para as casas inteligentes. Confira quatro dicas dos dispositivos mais procurados:
1 - Assistentes de voz
O aparelho mais popular das casas conectadas é aquele que acolhe uma assistente de voz capaz de tornar a rotina mais funcional e divertida. As principais opções são:
Google Nest
Esse dispositivo é indicado para usuários do sistema Android. Ele pode controlar outros equipamentos da casa inteligente, como luzes, fechaduras e outros.
Apple HomeKit
Para quem prefere a marca Apple, esse é o produto ideal. A assistente de voz, Siri, pode ajudar com dúvidas, a definir alarmes e controlar outros dispositivos. Contudo, ainda são baixas as opções no Brasil.
Amazon Alexa
Com uma assistente virtual chamada Alexa, ela também auxilia na execução de tarefas e controla a sua casa conectada.
2 - Iluminação
Com opções que chegam a 16 milhões de cores, as lâmpadas inteligentes estão cada vez mais populares no mercado. Com um aplicativo de celular, é possível controlar as cores e intensidade, tudo conforme o clima do momento.
3 - Fechadura digital
Se você está procurando segurança, a fechaduras digital é a melhor opção. Eliminando o uso de chaves, o acesso à residência é feito por meio da digital dos proprietários e senha. Sabe quando você sai de casa e fica em dúvida se fechou ou não a porta? Com esse tipo de fechadura, você tem acesso a esse sistema a partir da tela do celular e consegue fechar e abrir de qualquer lugar, basta um toque.
4 - Aspirador de pó
Com a rotina agitada, nem sempre sobra tempo para manter a casa limpa, mas os aspiradores de pó robotizados são grandes aliados. Automaticamente, eles limpam o chão, podem passar pano e tem sensores anti-queda que ajudam a desviar de obstáculos.
Pelo celular, você também pode controlar os locais que devem ser limpos e até agendar a programação de limpeza do dia.
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA