Papa Bento XVI morreu: Vaticano anuncia a morte do papa emérito aos 95 anos
Joseph Ratzinger estava bastante debilitado. Há alguns dias, o Papa Francisco, quem o substituiu no posto, fez um apelo por sua saúde
O ano de 2022 vai finalizar com mais uma perda para o mundo. No início da manhã deste sábado (31/12), último dia do ano, o Vaticano anunciou a morte do Papa Emérito Bento XVI. "É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível", escreveu o perfil de notícias do Vaticano no Twitter.
VEJA MAIS
Joseph Ratzinger estava bastante debilitado. Há alguns dias, o Papa Francisco, quem o substituiu no posto, fez um apelo pela saúde de Bento XVI. Sem dar detalhes, o líder católico afirmou que Bento, hoje com 95 anos, está "muito doente" e pediu orações.
O Vaticano havia dito, em um comunicado, que Bento havia sofrido uma "piora" repentina de sua saúde mas que sua condição estava "sob controle", com atenção médica constante. Desde a renúncia, em 10 de fevereiro de 2013, o teólogo alemão vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.
Quem foi Bento XVI?
- Bento XVI foi o primeiro papa a renunciar em 600 anos de história da Igreja Católica no Mundo;
- Exerceu o cargo por apenas 8 anos;
- Após sua renúncia, recebeu o título de papa emérito;
- Seu pontificado acabou sendo marcado por escândalos, entre eles, os de abuso sexual que ficou conhecido como "Escândalo Vatileaks".
Como foi a renúncia de Bento XVI
Bento XVI renunciou o cargo de maior líder da igreja católica aos 85 anos, em um discurso feito todo em latim, no dia 11 de fevereiro de 2013. Na época, o pontífice justificou que sua idade avançada lhe tirava forças para poder governar.
"No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu, de modo tal a ter que reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado", disse.
Reveja como foi o último dia de pontificado de Bento XVI
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA