Como será o funeral de Bento XVI? Primeiro papa emérito da igreja católica morreu hoje (31/12)
Até o momento, não foram definidos os ritos por ter sido o primeiro papa emérito da história; entenda
O funeral do primeiro papa emérito da história será realizado apenas cinco dias após sua morte: no próximo dia 05 de janeiro de 2023. Bento XVI morreu neste sábado (31/12), último dia do ano de 2022. Seu corpo será velado na Praça São Pedro, no Vaticano. Na ocasião, o papa Francisco celebrará uma missa em homenagem ao pontífice. A tradição do Vaticano para funerais de papas é bastante clara e antiga.
Santa Sé confirmou que o corpo será exposto na Basílica de São Pedro a partir da manhã de segunda-feira (2), para que os fiéis possam se despedir. Ele ficará à vista do público, sobre uma sóbria tapeçaria, com paramentos litúrgicos. A visitação ocorrerá nos seguintes horários:
- Segunda-feira (2), de 9h às 19h (horário local)
- Terça (3) e quarta-feira (4), das 7h às 19h (horário local)
De acordo com as regras milenares da igreja católica, o fineral de um papa precisa ocorrer entre 4 e 6 dias depois de sua morte. No caso do Papa Bento XVI, a cerimônia, que será aberta ao público geral, está marcada para o dia 5 de janeiro, na Praça São Pedro, às 9h30 do horário local.
VEJA MAIS
"Sob o ponto de vista litúrgico, acho que quando o funeral acontecer, essencialmente será o ritual tradicional seguido em rituais papais", disse à AFP o especialista litúrgico Claudio Magnoli. "A diferença substancial é que pode ser presidido por um Papa, enquanto até agora quem o fazia era o decano dos cardeais ou um cardeal designado (para a tarefa)", finalizou o especialista.
Onde o papa emérito será enterrado?
Em 2020, relatos na imprensa apontaram que Bento XVI havia dito que gostaria de ser enterrado na antiga tumba de João Paulo II, no túmulo de São Pedro. O local fina na parte subterrânea da Basílica de São Pedro, entre uma área chamada Necrópole Vaticana, onde há diversas sepulturas e mausoléus. A assessoria de imprensa da Santa Sé confirmou que o corpo do papa emérito será enterrado na cripta da Basília de São Pedro.
"O caixão do soberano pontífice emérito será levado para a Basílica de São Pedro e depois para as grutas do Vaticano, para ser enterrado lá", disse o Vaticano no comunicado.
O que é o anel pescador papal
Todos os papas possuem um "anel pescador", que é um dos principais símbolos papais. Feito especialmente para cada um, ele era usado, antigamente, para selar documentos oficiais e era destruído sempre que o papa morria. Mas, quando Bento deixou o Pontificado em 2013, a parte de cima do seu anel foi marcada com um X para indicar que ele não tinha mais poder.
Conclave e 'assento vago'
Este será o primeiro caso de enterro de um papa emérito, já que Bento XVI abdicou do cargo em vida. Por isso, neste caso, não haverá a convocação de um conclave, já que o papa vigente continua vivo - o Papa Francisco. O conclave é a convocação de uma assembleia da igreja católica para a escolha de um novo soberano.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA