Onde o Titanic afundou? Veja como os restos do transatlântico foram encontrados

O navio afundou em 1912 e só foi localizado no fundo do mar em 1985, 73 anos após a tragédia

Juliana Maia
fonte

No último domingo (18), um submersível que fazia um mergulho para visitar os destroços do Titanic desapareceu 1 hora e 45 minutos após entrar no mar. Autoridades norte-americanas trabalham para localizar a embarcação que levava cinco pessoas a bordo para a expedição, entre elas, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e o filho Suleman. O transatlântico que deu origem ao filme desapareceu em 1912, no Oceano Atlântico Norte, localizado no Canadá, a cerca de 3,8 mil metros de profundidade.

VEJA MAIS

image Submarino Titan possui um suprimento de ar suficiente para 96 horas
Aparelho de turismo desapareceu no oceano Atlântico durante expedição aos restos do Titanic

image Submarino que leva passageiros para ver o Titanic desaparece no Oceano Atlântico
Ainda não há informações de quantas pessoas estavam a bordo do veículo; empresa responsável cobra US$ 250.000 por cada passageiro

image Titanic: veja imagens inéditas do navio capturadas em alta definição
A empresa de exploração científica busca mostrar mais detalhadamente as partes do navio que naufragou em 1912 e virou tema do famoso filme, interpretado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio

Onde o Titanic afundou?

Após a colisão com o iceberg, o navio afundou ao sul do "Grand Bank of Newfoundland", em uma área conhecida atualmente como "Titanic Canyon", a cerca de 400 milhas náuticas (740 quilômetros) ao sul da província de Terra Nova e Labrador, uma ilha ao extremo leste do país norte-americano.

image A imagem em 8k mostra detalhes do deck do navio (Divulgação/OceanGate Expeditions)

Segundo o oceanógrafo Robert Ballard, assim como no filme, dirigido por James Cameron, o transatlântico se partiu ao meio. Sendo assim, seus restos estão divididos em duas partes, com a proa e a popa separadas por uma distância de cerca de 800 metros.

image A Ocean Gate Expeditions comanda expedições subaquáticas, com o objetivo de captar detalhes nunca vistos antes da embarcação (Divulgação/OceanGate Expeditions)

Como e quando os restos do Titanic foram encontrados?

Os restos da embarcação foram encontrados em 1985, 73 anos após o naufrágio, por Ballard, que já havia trabalhado em missões secretas para a Marinha dos Estados Unidos. O órgão norte-americano forneceu os meios para que o oceanógrafo conseguisse localizar o navio, desde que ele também encontrasse dois submarinos nucleares do país, que haviam afundado no local na década de 1960.

Com isso, Ballard partiu em missão a bordo do navio de pesquisa Knorr, divulgando que iria apenas descobrir onde estavam os restos do RM Titanic. A outa parte da missão era secreta, para que a Rússia ou a imprensa não desconfiassem que ele também estava em busca dos submarinos.

O oceanógrafo encontrou primeiramente os submarinos USS Thresher e USS Scorpion e deveria localizar o Titanic dentro do prazo de até 12 dias, pois a embarcação que ele utilizava já estava alugada para outras pessoas. Em apenas oito dias, Ballard conseguiu achar o transatlântico em 1º de setembro de 1985, com o auxílio do submersível Argo, que era equipado com câmeras capazes de transmitir imagens à superfície.

(Estagiária Juliana Maia, sob supervisão da coordenadora de OLiberal.com, Heloá Canali)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO