Observatório da Nasa captura explosão solar mais poderosa em cinco anos
O registro ocorreu no dia 17 de fevereiro, com pico às 17h22 no horário de Brasília
O Solar Dynamics Observatory da agência norte-americana (Nasa), captou a mais forte explosão solar registrada desde 2017. O registro ocorreu na última sexta-feira, dia 17 de fevereiro, com pico às 17h22 no horário de Brasília. Segundo a agência espacial, esses fenômenos representam poderosas explosões de energia. A imagem observada mostra um subconjunto de luz ultravioleta extrema que destaca o material extremamente quente em erupções e que é colorido em azul-petróleo.
A erupção ocorrida na sexta foi classificada como uma erupção X2.2, sendo que a classe X denota as explosões mais intensas, enquanto o número fornece mais informações sobre sua força.
Os flares - explosões repentinas na superfície do Sol - como este são causados por mudanças no campo magnético solar. A erupção desencadeou uma Ejeção de Massa Coronal (CME), uma grande bolha de plasma (gás superaquecido), que é liberada do Sol e viaja pelo universo a velocidades altíssimas.
VEJA MAIS
Flares e erupções solares afetam comunicações de rádio, redes de energia elétrica, sinais de navegação e representam riscos para espaçonaves e astronautas. Eles também provocam o surgimento de auroras boreais mais intensas e coloridas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA