Observatório da Nasa captura explosão solar mais poderosa em cinco anos

O registro ocorreu no dia 17 de fevereiro, com pico às 17h22 no horário de Brasília

O Liberal
fonte

Solar Dynamics Observatory da agência norte-americana (Nasa), captou a mais forte explosão solar registrada desde 2017. O registro ocorreu na última sexta-feira, dia 17 de fevereiro, com pico às 17h22 no horário de Brasília. Segundo a agência espacial, esses fenômenos representam poderosas explosões de energia. A imagem observada mostra um subconjunto de luz ultravioleta extrema que destaca o material extremamente quente em erupções e que é colorido em azul-petróleo.

A erupção ocorrida na sexta foi classificada como uma erupção X2.2, sendo que a classe X denota as explosões mais intensas, enquanto o número fornece mais informações sobre sua força.

image Imagem observada mostra um subconjunto de luz ultravioleta extrema que destaca o material extremamente quente em erupções e que é colorido em azul-petróleo (Divulgação / Nasa)

Os flares - explosões repentinas na superfície do Sol - como este são causados por mudanças no campo magnético solar. A erupção desencadeou uma Ejeção de Massa Coronal (CME), uma grande bolha de plasma (gás superaquecido), que é liberada do Sol e viaja pelo universo a velocidades altíssimas.

VEJA MAIS

image Meteorito de meia tonelada atinge o Texas e assusta população; vídeo
Evento chama a atenção para a necessidade de compreensão dos riscos que a Terra corre

image Nasa descobre novo planeta do tamanho da Terra em zona considerada habitável
Um artigo sobre o planeta recém-descoberto será publicado no jornal The Astrophysical Journal Letters. O planeta está a cerca de 100 anos-luz da Terra

image Nasa faz homenagem a Pelé ‘colorindo’ galáxia em verde e amarela: ‘Para o rei do jogo bonito’
O Rei Pelé morreu na tarde desta quinta-feira (29) aos 82 anos

image Supertelescópio James Webb capta fusão de duas galáxias; vídeo
O registro aconteceu há 270 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Cetus. Essa fusão é responsável pela geração de nova estrela. O processo é chamado de ‘starburst’

Flares e erupções solares afetam comunicações de rádio, redes de energia elétrica, sinais de navegação e representam riscos para espaçonaves e astronautas. Eles também provocam o surgimento de auroras boreais mais intensas e coloridas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO