Nasa encontra material produzido por organismos vivos em planeta distante
O planeta, que é cerca de oito vezes maior que a Terra, está localizado a 120 anos-luz do Sistema Solar
Nesta semana, no dia 11, a Nasa (National Aeronautics and Space Administration) divulgou que identificou sinais indicando que pode haver vida fora da Terra, em um planeta localizado a 120 anos-luz do Sistema Solar. Na descoberta, foi visto que moléculas da atmosfera do planeta são criadas por organismos vivos.
VEJA MAIS
O telescópio espacial James Webb verificou a presença de sulfeto de dimetila (DMS) que sugere ser de origem biológica, mas, segundo os cientistas responsáveis, ainda é necessário analisar mais dados para confirmar a hipótese.
A matéria é mais uma evidência encontrada diante de várias outras que também estão sendo estudadas que apontam esta possibilidade. As pesquisas indicam que o exoplaneta possui uma atmosfera rica em hidrogênio e uma superfície oceânica coberta por água, sendo características comuns em planetas Hycean – categoria que classifica astros provavelmente habitáveis.
Chamado de K2-18 b, o planeta orbita uma estrela anã fria (menos brilhante que o sol), possuindo também hidrogênio, dióxido de carbono e metano na órbita. Na Terra, a maioria da DMS é emitida por fitoplâncton em ambientes marinhos.
Apesar da descoberta, não há sinais de vida no planeta além dos microrganismos.
Agora, os cientistas da Nasa planejam explorar os dados e buscar por mais evidências de atividade biológica no K2-18 b.
*Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA