Nasa encontra cratera na Lua possivelmente formada por nave da Rússia
Imagem foi divulgada na noite desta quinta-feira (1). A sonda Luna-25, de quase 800 quilos, caiu na superfície lunar em 19 de agosto, após um incidente durante uma manobra pré-pouso
A sonda russa Luna-25, de quase 800 quilos, que caiu na superfície lunar em 19 de agosto, após um incidente durante uma manobra pré-pouso, pode ter deixado uma cratera na Lua. Imagem divulgada pela agência espacial norte-americana, a Nasa, mostra a cratera perto do ponto de impacto estimado da nave da Rússia.
Comparando imagens tiradas antes e depois do momento do impacto, pesquisadores observaram a nova "pequena cratera", que tem cerca de 10 metros de diâmetro e está localizada "a cerca de 400 km do local de aterrissagem previsto para a Luna-25". Para as equipes da Nasa, isso é provavelmente o resultado da missão russa, e "não um projétil natural".
A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), que orbita a Lua desde 2009, recebeu ordens para observar a zona relatada pela agência espacial russa Roscosmos como o local estimado do acidente e fez as novas imagens.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA