Israel acusa Hamas de 'não cumprir' pontos do acordo de trégua em Gaza

As negociações indiretas entre Israel e Hamas aceleraram nos últimos dias

AFP
fonte

Israel acusou nesta quinta-feira (16) o movimento islamista palestino Hamas de provocar "uma crise de último minuto" ao desistir de alguns pontos do acordo de trégua em Gaza anunciado na quarta-feira. 

"O Hamas não cumpriu partes do acordo alcançado com os mediadores e Israel em uma tentativa de obter concessões de último minuto", disse o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em um comunicado, acrescentando que a situação criou uma "crise de último minuto". 

"O gabinete de segurança israelense não se reunirá (para aprovar o acordo) até que os mediadores tenham notificado Israel que o Hamas aceitou todos os elementos do acordo", acrescentou o texto. 

VEJA MAIS

image Milhares de palestinos comemoram em Gaza o anúncio de trégua com Israel
Durante a primeira etapa do pacto, de 42 dias, serão libertados 33 reféns sequestrados no ataque do Hamas em território israelense

image Trump reivindica crédito por cessar-fogo em Gaza e promete 'paz pela força'
O republicano disse que o futuro governo trabalhará estreitamente com Israel e aliados para assegurar que Gaza não se torne mais um foco de terrorismo

Após mais de um ano em ponto morto, as negociações indiretas entre Israel e Hamas aceleraram nos últimos dias antes de o presidente dos EUA, Joe Biden, deixar a Casa Branca para ser substituído pelo republicano Donald Trump na segunda-feira.

Na noite de quarta-feira, os países mediadores anunciaram um acordo em três fases que prevê uma trégua a partir do domingo, uma primeira troca de 33 reféns israelenses por presos palestinos e um aumento da ajuda humanitária. 

O Conselho de Ministros de Israel tem que se reunir durante esta quinta-feira para avaliar o acordo e aprová-lo apesar das diferenças internas. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO