Influencer vegana que promovia dieta nas redes sociais morre 'de fome e exaustão'
Conhecida como Zhanna D'Art, influenciadora fazia dieta à base de alimentos crus e nada de água
A influenciadora russa Zhanna Samsonova, conhecida como Zhanna D'Art nas redes sociais, morreu "de fome e exaustão" após não combater uma infeccção devido a um "esgotamento exacerbado do corpo". A mulher, que tinha 39 anos, promovia dietas à base de alimentos crus e nada de água para seus milhares de seguidores na internet.
Segundo a mãe dela, Vera Samsonova, Zhanna estaria com o corpo extremamente fraco e vulnerável quando contraiu a infecção, o que teria diminuído as chances de resistência ao quadro e a levado a morte.
"Melhor que o tradicional Big Mac! É cru e baseado em plantas! Sem glutén, óleo, açúcar, colesterol e lactícinios!", escreveu a influenciadora em um de seus posts, mostrando um hambúrguer artesanal vegano.
VEJA MAIS
Segundo o jornal russo Vechernyaya Kazan, Zhanna não bebia água há seis anos. Para se hidratar, ela tomava apenas sucos de frutas e vegetais. Amigos da influenciadora, que não se identificaram, disseram que se preocupavam com a saúde da amiga nos últimos meses, pois ela tinha hábitos alimentares bastante restritivos.
"Quando a vi em Phuket, fiquei horrorizado. Eu morava um andar acima dela e todos os dias temia pela sua vida. Eu a convenci a procurar tratamento, mas ela não resistiu", afirmou um deles ao jornal Time News.
Outro disse que ela sofria de anorexia e, por estar fraca demais, quase não saia da cama. Eles tentaram convencê-la a buscar ajuda, mas ela recusou.
A causa oficial da morte de Zhanna será determinada a partir do resultado da necropsia, após a família trazer o corpo dela de volta à Rússia.
(*Gabriel Bentes, estagiário sob supervisão do editor de OLiberal.com, Felipe Saraiva)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA