Idosa cai em golpe de falso astronauta e perde R$ 160 mil
Criminoso dizia ser um astronauta que precisava de dinheiro para voltar à Terra
Uma idosa do Japão procurou a polícia após suspeitar ter sido vítima de um golpista da internet, que se passava por um astronauta. O criminoso teria dito que precisava de dinheiro para voltar à Terra e viver um relacionamento com a japonesa. As informações são do G1.
VEJA MAIS
Antes de desconfiar do golpista, a senhora chegou a pagar 4,4 milhões de ienes, cerca de R$ 160 mil, a ele, que se dizia apaixonado por ela. Segundo o jornal "Yomiuri Shimbun", eles se conheceram pelo Instagram. No perfil do suspeito, há várias fotos do espaço. Nas trocas de mensagens, ele dizia trabalhar na Estação Espacial Internacional, onde os astronautas têm acesso limitado ao serviço de celular.
No Line, aplicativo de mensagens japonês, o homem afirmou várias vezes que amava a vítima, chegando até a propor casamento. “Quero começar minha vida no Japão”, afirmou, em uma das mensagens, segundo a emissora de TV Asahi.
“Dizer isso mil vezes não será suficiente, mas continuarei dizendo. Eu te amo", declarava. No entanto, para que os dois pudessem oficializar a união, o “astronauta” precisa voltar ao planeta Terra, e então os pedidos de dinheiro começaram.
Acreditando ter que custear o retorno do suposto noivo à Terra, a mulher pagou os cerca de 4,4 milhões de ienes em cinco parcelas, de 19 de agosto a 5 de setembro. Até que desconfiou quando os pedidos de dinheiro continuaram.
Ela entrou em contato com a polícia. Os agentes da Delegacia de Polícia de Higashiomi, na província de Shiga, investigam o caso.
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA