Guerra na Ucrânia: veja os principais acontecimentos do 19º dia de conflito
Confira os principais fatos recentes da guerra
A guerra na Ucrânia chegou, nesta segunda-feira, 14, ao seu 19º dia, marcado pela morte de um jornalista americano que estava cobrindo o conflito; bombardeios à base militar e hospitais; protestos ao redor do mundo e orações do papa Francisco pedindo o fim da guerra; prisões na Rússia e novas tentativas de negociação, que devem ser retomadas nesta segunda, de forma virtual.
Veja os principais fatos recentes da guerra:
- Um jornalista americano foi morto e outro ferido a tiros neste domingo (13) em Irpin, no extremo noroeste de Kiev. Nessa área estão se desenrolando intensas batalhas pelo domínio da região. Forças ucranianas tentam defender a cidade invadida pela Rússia.
- O bombardeio lançado pela Rússia a uma base militar no oeste da Ucrânia, perto da fronteira polonesa, neste domingo (13), matou 35 pessoas. A investida sangrenta faz parte do cerco das forças russas para tomar a capital Kiev.
- O papa Francisco se somou às vozes que pedem pelo fim da guerra na Ucrânia e se dirigiu, neste domingo (13), aos fiéis reunidos na Praça São Pedro no Vaticano para a oração do Angelus.
- Mais de 5.550 pessoas foram retiradas das cidades na linha de frente do enfrentamento entre russos e ucranianos. Eles puderam escapar por nove corredores humanitários. Pelo menos 3.950 foram retirados de vilas e cidades da região de Kiev.
;
VEJA O PASSO A PASSO DA GUERRA
- O ministro da Saúde da Ucrânia, Viktor Lyashko, disse que as forças russas destruíram 7 hospitais ucranianos em bombardeios desde o começo da invasão, em 24 de fevereiro.
;
- O ataque, que resultou na morte de 35 pessoas, aproximou os combates da fronteira da Polônia - país-membro da Otan.
;
- Membros da comunidade ucraniana que vivem em Milão, na Itália, realizaram uma manifestação neste domingo, 13, para pedir pelo fim da guerra que chega ao 18º dia na Ucrânia. Em Berlim, na Alemanha, sindicatos fizeram convocações para que as pessoas participassem dos protestos pró-Ucrânia, com muitas críticas aos russos.
- A Rússia e Ucrânia afirmaram, neste domingo (13), que a próxima rodada de negociações sobre a guerra entre os dois países, a quarta até então, vai acontecer nesta segunda-feira (14).
;
- Ele chegou ao local a pé e conversou com alguns pacientes. Uma foto divulgada pela assessoria de imprensa da presidência ucraniana mostra Zelensky fazendo uma selfie com um homem ferido.
- Os protestos estão proibidos na Rússia desde o dia 24 de fevereiro, mas grupos de manifestantes continuam se reunindo em diversas localidades do país diariamente para pedir o fim da guerra.
- Com a medida, a Rússia teria isolado a Ucrânia do comércio marítimo internacional.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA