Durante a oração do Angelus, Papa Francisco pede pelo fim da guerra na Ucrânia
Pontífice criticou hoje a "inaceitável agressão armada" na Ucrânia, embora sem mencionar a palavra Rússia
O papa Francisco se somou às vozes que pedem pelo fim da guerra na Ucrânia e se dirigiu, neste domingo (13), aos fiéis reunidos na Praça São Pedro no Vaticano para a oração do Angelus.
VEJA MAIS
Francisco pediu especialmente pela cidade portuária de Mariupol, atacada gravemente por tropas russas e onde organizações alertam para uma situação humanitária desesperadora.
“Diante da barbárie da matança de crianças, pessoas inocentes e civis indefesos, não há razões estratégicas, a única coisa a se fazer é deter o inaceitável ataque armado, antes que as cidades sejam reduzidas a cemitérios”, disse Francisco.
O papa pediu que se continuem com as negociações e corredores humanitários efetivos. Rússia e Ucrânia trocam acusações mútuas de bloquear o acesso a suprimentos humanitários nas cidades sitiadas.
Durante a oração, fiéis pediram paz e exibiram bandeiras da Ucrânia enquanto acompanhavam o papa Francisco.
Em Milão, na Itália, membros da comunidade ucraniana que vivem na cidade realizaram uma manifestação. Dezenas de milhares de pessoas se reuniram em cidades da Europa para protestar contra à invasão russo à Ucrânia, com pequenas vigílias ocorrendo em solo russo, apesar da repressão oficial contra essas manifestações. Pessoas participam de um comício de protesto pró-Ucrânia em Berlim, na Alemanha, neste domingo, 13 de março de 2022. Ainda em Berlim, sindicatos convocaram um protesto, com muitas críticas aos russos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA