Guerra Israel e Hamas: Quase 450 mil pessoas foram deslocadas de Rafah desde 6 de maio, diz ONU

Primeiro-ministro do Catar afirma que operação militar e Israel em Rafah, no sul de Gaza, provocou um retrocesso nas negociações de trégua

Agence France-Presse (AFP)
fonte

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) afirmou nesta terça-feira (14.05) que quase 450.000 pessoas foram deslocadas de Rafah, sul da Faixa de Gaza, desde 6 de maio.

"A UNRWA estima que quase 450.000 pessoas foram deslocadas à força de Rafah desde 6 de maio", afirmou a agência na rede social X, sem especificar para onde fugiram desde que o Exército israelense ordenou que os moradores de alguns bairros abandonassem a cidade.

Retrocesso nas negociações

A atual operação militar israelense em Rafah provocou um "retrocesso" nas conversações com o Hamas, lamentou nesta terça-feira o primeiro-ministro do Catar, país que atua como mediador nas negociações de trégua na Faixa de Gaza, que destacou que o processo está praticamente "estagnado".

"Nas últimas semanas, em particular, houve um certo impulso, mas infelizmente as coisas não avançaram na direção correta e agora estamos em uma situação de quase estagnação", disse o primeiro-ministro Mohamed ben Abdelrahman Al Thani no Fórum Econômico do Catar.

"Obviamente, o que aconteceu em Rafah provocou um retrocesso", disse.

O Catar abriga o escritório político do Hamas em sua capital, Doha, desde 2012 e, ao lado do Egito e dos Estados Unidos, atua como mediador entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas, que governa a Faixa de Gaza.

O Exército israelense intensificou nesta terça-feira os bombardeios na Faixa de Gaza, devastada por mais de sete meses de guerra, que obrigou centenas de milhares de palestinos a buscar refúgio em Rafah, uma cidade no extremo sul do território e que faz fronteira com o Egito.

image Com dólar fraco e enquanto Israel e Hamas continuam batalha em Rafah; Petróleo segue em alta
Investidores seguem tomando posições de cautela, antes da divulgação dos dados de inflação ao consumidor e produtor dos EUA, que serão divulgados durante esta semana

image Mais de 100.000 pessoas fugiram de Rafah, onde Israel ameaça grande ofensiva
ONU calcula que 1,4 milhão de pessoas estão aglomeradas na região

Rafah chegou a receber 1,4 milhão de palestinos, mas parte desta população foi obrigada a fugir de novo após as ordens de evacuação anunciadas na semana passada pelo Exército israelense em vários bairros.

"Não há clareza sobre como parar a guerra do lado israelense. Não acredito que estejam considerando isto como uma opção (...) mesmo quando falamos de um acordo que pode levar a um possível cessar-fogo", declarou o primeiro-ministro do Catar.

Os políticos israelenses indicam "pelas suas declarações que permanecerão lá (em Gaza), que prosseguirão com a guerra. E não está claro o que será de Gaza depois disto", acrescentou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO