Mais de 100.000 pessoas fugiram de Rafah, onde Israel ameaça grande ofensiva
ONU calcula que 1,4 milhão de pessoas estão aglomeradas na região
Mais de 100.000 pessoas fugiram da cidade palestina de Rafah, onde o Exército israelense ameaça iniciar uma grande ofensiva terrestre, para procurar refúgio em outras áreas da Faixa de Gaza, informou a ONU nesta sexta-feira.
O Exército israelense emitiu na segunda-feira uma ordem de evacuação para a zona leste de Rafah, o que gerou preocupação na comunidade internacional, que teme uma ofensiva nesta localidade do sul da Faixa de Gaza, onde a ONU calcula que 1,4 milhão de pessoas estão aglomeradas, a maioria deslocados.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estima que mais de 100.000 pessoas já deixaram Rafah e o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) calcula que o número supera 110.000.
VEJA MAIS
O diretor do OCHA para Gaza, Georgios Petropoulos, afirmou que a situação no território palestino atingiu um nível de "emergência sem precedentes".
"A ordem de evacuação do governo de Israel devido à operação militar de Rafah obrigou mais de 110.000 pessoas a seguir para o norte", declarou.
"Quase 30.000 pessoas fogem da cidade a cada dia", afirmou Petropoulos. Ele explicou que "a maioria destas pessoas teve que se deslocar cinco ou seis vezes" desde o início, em outubro, do conflito entre Israel e o Hamas, o movimento islamista que governa Gaza.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA