Guerra em Israel: refém do Hamas fala sobre 'inferno' nos dias em cativeiro

Yocheved Lifshitz, de 85 anos, é uma das duas idosas que foram soltas nesta segunda-feira (23). Elas haviam sido sequestradas em Israel no ataque de 7 de outubro

O Liberal

Uma das duas idosos soltas nesta segunda-feira (23) pelo Hamas, a israelense Yocheved Lifshitz, de 85 anos, contou sobre os dias em que esteve no cativeiro em Gaza, ao lado de outros reféns do grupo terrorista. "Passei por um inferno. Não pensamos que poderíamos passar por essa situação", declarou, durante entrevista em um hospital de Tel Aviv. A filha da idosa foi quem traduziu as declarações da mãe do hebraico para o inglês.

VEJA MAIS

image Israelense escapa de carro por mata sem asfalto de ataque do Hamas durante rave
Vítima disse que estava em um carro quando percebeu que se tratava de um ataque terrorista

image Hamas anuncia a libertação de mais duas reféns sequestradas em Israel
Israel ainda não confirmou a informação

Lifshitz contou que, durante o ataque de 7 de outubro, foi agredida e colocada na garupa de uma moto ao ser capturada, no kibutz no sul de Israel, onde vive. Ela e outros reféns do Hamas foram levados a Faixa de Gaza. O grupo levou os sequestrados a um emaranhado de túneis, onde a idosa passou as duas últimas semanas.

imageYocheved Lifshitz (Erik Marmor/AFP)

A mulher disse ainda que, no cativeiro, foi agredida com varas e recebeu atendimento médico. Depois dessa fase de violência, ela afirma ter sido bem tratada.

image Israel atinge 320 alvos e 436 pessoas morrem em Gaza nas últimas 24 horas
Informações sobre o ataque foram divulgadas por Israel. Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas, informou sobre o número de mortos

image Painéis no Rio e em São Paulo lembram pessoas sequestradas pelo Hamas; veja
A ideia é conscientizar os brasileiros sobre o conflito que acontece entre os terroristas e Israel, e não deixar que os reféns caiam no esquecimento.

Ainda conforme o relato de Lifshitz, os reféns do Hamas foram alimentados com queijo e pepino quase todos os dias, o mesmo alimento consumido pelos integrantes do grupo terrorista. Para ela, Israel "não levou as ameaças do Hamas a sério".

image Yocheved Lifshitz, de 85 anos, que foi mantida refém em Gaza após ser sequestrada durante o ataque do Hamas em 7 de outubro a Israel (ARIEL SCHALIT/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Mais de duas pessoas foram sequestradas pelo Hamas. Yocheved Lifshitz foi liberada nesta segunda-feira com outra idosa, também israelense. Antes delas, o grupo liberou duas cidadãs dos Estados Unidos, mãe e filha, na sexta-feira (20).

image Israel x Hamas: mortes já ultrapassam 5 mil em Gaza
Com o novo número, o balanço total de mortes na guerra é agora de 6.489.

image Brasileiro está desaparecido em Israel; Interpol comunicou o Itamaraty sobre desaparecimento
Michel Nisenbaum é o único brasileiro que o governo trata como desaparecido no momento; outros três cidadãos do país morreram na guerra

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO