Família é internada após comer carne de urso; entenda o caso

Família foi infectada e diagnosticada com triquinelose, verme raro que acomete pessoas que comem carne de caça mal-passada, como a do urso

Gabriel Bentes
fonte

Uma família nos Estados Unidos foi internada após comer carne de urso e contrair um raro tipo de lombriga que não era observada em humanos há 30 anos. Durante uma reunião para um churrasco, a parentela ingeriu carne de um urso pardo que foi caçado e teve a carne armazenada por 45 dias no freezer.

O caso foi relatado em um relatório publicado pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA, no último dia 23 de maio. Das nove pessoas presentes, seis foram hospitalizadas com a rara infecção dos vermes.

VEJA MAIS

image Ameba ‘comedora de cérebro’: mulher de 77 anos morre após contrair parasita
A ameba, denominada Balamuthia mandrillaris, pode ser encontrada na poeira, no solo e na água e entra no organismo humano por meio de feridas abertas ou inalação

image Consumo de tucunaré cru pode causar meningite, dizem pesquisadores
Estudo publicado nesta segunda (4) relata primeiro caso brasileiro de meningite provocada pelo parasita Gnathostoma, após consumo do peixe em formato de sashimi, em 2017

image Verme de cobra píton é encontrado em cérebro humano pela primeira vez
O parasita descoberto no cérebro da paciente media cerca de oito centímetros de comprimento

Os infectados receberam o diagnóstico de triquinose ou triquinelose, uma doença que afeta animais selvagens e pode ser transmitida pelo consumo de carne de caça, especialmente quando crua ou mal cozida.

Essa condição é causada por um verme nematódeo do gênero Trichinella. No Brasil, a carne de suínos é testada para evitar que o contato com javalis selvagens contamine a carne com o parasita.

A triquinose provoca um profundo mal-estar gastrointestinal, dores e febre, e o tratamento rápido resulta na mais eficaz eliminação dos vermes. Em casos raros, as larvas podem se tornar adultas e entrar nas células do músculo esquelético.

Carne de urso contaminou outros alimentos

O CDC ainda destacou que pessoas que consomem carne de animais selvagens devem ter conhecimento de que o cozimento adequado é o único jeito confiável de eliminar os parasitas Trichinella e que a carne infectada pode contaminar outros alimentos se estiver mal-armazenada".

Duas das pessoas contaminadas pelos vermes nem sequer comeram a carne de urso, apenas vegetais e outras carnes que tiveram contato com a caça. Todos receberam um vermífugo potente, receberam acompanhamentos no hospital por dois dias e se recuperaram.

(*Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Rayanne Bulhões, editora web de oliberal.com)

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO