Estudante cria programa que identifica textos criado pelo ChatGPT

Intitulado de ‘GPTZero”, o programa apresentou 98% de eficácia. Ao todo, 35 mil professores estão na lista de espera para utilizar

Gabriel Bentes
fonte

O estudante norte-americano Edward Tian, de 22 anos, criou o programa “GPTZero”, que identifica se um texto foi criado ou não pela Inteligência Artificial (AI) Generative Pre-Trained Transformer (GPT), mais conhecida como ChatGPT, que tem sido debate no mundo sobre a originalidade de textos. A ferramenta foi desenvolvida no final de 2022, durante as férias de Natal.

O programa não avalia somente as chances de um texto ter sido criado pela inteligência artificial, analisa também como essa probabilidade varia ao longo do texto. Em testes realizados, o programa apresentou 98% de eficácia.

VEJA MAIS

image ChatGPT: saiba como identificar se um texto é autoral ou foi escrito por robôs virtuais
O ChatGPT foi lançado em novembro do ano passado e logo se tornou viral devido a sua grande capacidade de gerar diversos conteúdos. A ferramenta é considerada um avanço da IA

image ChatGPT: 'A IA ainda está longe de alcançar níveis de inteligência humana'
Software de inteligência artificial ChatGPT 'concedeu' entrevista especial ao Grupo Liberal para falar sobre esse momento de alvoroço que essa tecnologia vem causando no mundo

image ChatGPT: Software diz que paraense Rony foi destaque do Brasil na Copa e ignora o Clube do Remo
Em um pesquisa simples sobre o histórico do atacante do Palmeiras, o ChatGPT afirmou que além de ter sido convocado, o paraense foi um dos destaques do Brasil no Mundial do Catar e teria sido criado na base do Bangu (RJ); veja

Como funciona

Para detectar se um texto foi escrito por um humano, a ferramenta GPTZero usa como referências em suas varreduras os seguintes indicadores: perplexidade e ruptura. A perplexidade diz respeito à complexidade do texto. Quanto mais complexo o texto for, mais perplexo o GPTZero fica, logo, maiores as chances de ser escrito por humano.

A ruptura está ligada aos sinônimos variados ao longo das frases. Geralmente, um texto redigido por um humano contém alternância: simplicidade e complexidade. Um texto desenvolvido por inteligência artificial usa de muita repetição, um modelo mais uniforme. Veja um teste feito por Edward:

Segundo o El País, a ferramenta criada pelo aluno de ciência da computação da Universidade de Princeton, em Nova Jersey, é diretamente aos docentes, e já é algo bastante procurada por tais. Durante a fase de desenvolvimento, cerca de 35 mil professores entraram na fila de espera para usufruírem do programa em suas atividades.

Ainda segundo o jornal, quando visitou sua escola nas férias, uma professora contou a Edward que vários alunos descobriram a existência do ChatGPT e começaram a utilizá-lo. Ele disse ainda que o GPTZero os professores enxergam o programa como alívio: “Muitos dizem que é reconfortante saber que o GPTZero existe”.

Preocupado com o impacto e a eficácia da ferramenta, o laboratório que desenvolveu o ChatGPT também criou uma espécie de detector de inteligência artificial usada em textos. Os resultados da probabilidade foram classificadas como “muito improvável”, “improvável”, “possível” ou “provável”. Entretanto, o próprio laboratório reconheceu a baixa eficácia do programa, que identificou corretamente 26% dos textos escritos por IA.

Apesar dos grandes resultados do GPTZero, especialistas dizem que a ferramenta pode se tornar inutilizável menos exata devido à atualização dos dados do ChatGPT, que, atualmente, busca informações até o ano de 2021.

O universitário conta que a finalidade da tecnologia ChatGPT “é incrível”. Contudo, é indispensável usar com responsabilidade: “Acredito que é o futuro. Mas, ao mesmo tempo, é como se abríssemos uma caixa de Pandora. E precisamos de salvaguardar que o adotamos de forma responsável”, disse à NPR.

O que é o ChatGPT?

Lançado em novembro de 2022, o ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida com técnicas ajustadas para responder a perguntas, basicamente um robô virtual. Atualmente o programa já é utilizado por mais de 100 milhões de assinantes. 

(*Gabriel Bentes, estagiário sob supervisão do editor de OLiberal.com, Felipe Saraiva)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO