Eleições na Argentina: Urnas são abertas para votação no 2º turno

Seções eleitorais abriram às 8 da manhã e devem fechar às 18. Eleição deve ser a mais equilibrada da história da Argentina

Luizinho Moura
fonte

A partir das 8 horas (horário de Brasília), os cidadãos argentinos começaram a votar em uma das eleições mais acirradas da história da Argentina. Os candidatos à presidência do país são Sergio Massa, governista do partido Unión por la Patria, e o ultraliberal Javier Milei, do partido La Libertad Avanza. Os eleitores terão, no total, 10 horas para se dirigirem às suas seções e realizarem a votação. Ou seja, das 8 às 18 horas.

Os 35,8 milhões de argentinos aptos a votar têm duas opções de projetos completamente distintos para o país, e com um panorama de pesquisas bastante equilibrado. 

VEJA MAIS

image Paraenses que moram na Argentina relatam tensão às vésperas das eleições
Segundo turno das eleições presidenciais ocorrem neste domingo (19) opondo o governista Sergio Massa e o libertário Javier Milei

image Em disputa acirrada, argentinos vão às urnas para eleger um novo presidente
Candidatos Sergio Massa e Javier Milei mantêm estratégias e aparecem empatados tecnicamente em pesquisas

No segundo turno, os argentinos escolherão somente um dos dois presidenciáveis; afinal, o primeiro turno, do dia 22 de outubro, elegeu deputados, senadores, governadores de províncias e representantes no Mercosul. Na primeira votação, Massa liderou com 36% dos votos, ante 30% de Milei. No entanto, o segundo colocado agora tem o apoio da macrista Patricia Bullrich, que ficou em terceiro.

Apesar de a legislação eleitoral local não permitir a divulgação de pesquisas na semana do pleito, a pesquisa da AtlasIntel, divulgada no dia 10 de novembro, coloca Milei à frente, com 52,1% das intenções de voto, contra 47,9% de Massa. a margem de erro é de 2,2%, deixando os candidatos em empate técnico. A disputa deve ser definida de acordo com os votos de “indecisos” que, segundo as pesquisas, estão em um percentual que oscila entre 5 e 18% - e em algumas pesquisas, chegando a mais de 30%

O sistema de votação argentino é dividido em 104.577 seções eleitorais. Lá, os eleitores precisam destacar uma cédula com o nome e foto do seu candidato, denominada “boleta”, e a inserir em um envelope para, então, colocar na urna. 

As urnas serão fechadas às 18 horas e os resultados das pesquisas de boca de urna só podem ser divulgados às 21 horas. Não há a opção de urnas eletrônicas. Por conta dessa condição, o resultado oficial deve sair somente na segunda-feira, 20.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO