Dia de São Valentim: conheça a origem do 'Dia dos Namorados' em fevereiro
Data celebra o santo padroeiro dos casais apaixonados e é comemorado em vários países
Nesta terça-feira (14), é comemorado o Dia de São Valentim ou Valentine's Day, o dia dos namorados em outros países. No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho e tem sentido comercial, a tradição de demonstrar os sentimentos e presentear a pessoa amada é a mesma, mas ao redor do mundo a data romântica tem significado histórico.
A data homenageia a história de São Valentim, um sacerdote que viveu durante o Império Romano, no século III. Naquela época, o imperador Cláudio II proibiu o matrimônio, pois acreditava que soldados solteiros eram combatentes melhores.
VEJA MAIS
Valentim, que na época era bispo, não seguiu as leis do imperador e passou a realizar casamentos clandestinos. Mas logo foi descoberto e condenado à morte, torturado e decapitado à mando da autoridade. Enquanto ainda estava preso, o bispo recebia cartas e flores de admiradores e pessoas agradecidas pelos seus feitos.
Mais de 200 anos após sua morte, o Papa Gelásio declarou Valentim santo, declarando o Dia de São Valentim, em homenagem à sua história.
Apesar de, assim como no Brasil, a data seja atribuída ao comércio, também é uma festa religiosa que celebra o amor, como São Valentim incentivou durante sua vida.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA