Coreia do Norte denuncia Otan e EUA como 'ameaça global mais séria' para a paz mundial

Às margens da cúpula, a Coreia do Sul e os Estados Unidos definiram diretrizes para o estabelecimento de um sistema integrado de dissuasão prolongada na península coreana para conter as ameaças nuclear e militar da Coreia do Norte

REUTERS

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte disse neste sábado que “denuncia nos termos mais fortes possíveis” a declaração da Otan alegando que Pyongyang está auxiliando a Rússia na sua guerra contra a Ucrânia e os esforços dos Estados Unidos para expandir a sua política de alianças do bloco com países asiáticos.

Líderes da Otan acusaram, na quarta-feira, a Coreia do Norte e o Irã de apoiar a guerra russa ao fornecer apoio militar direto à Moscou. A cúpula também reforçou a intenção de adicionar a Ucrânia como membro e se posicionou mais fortemente em relação ao apoio chinês à Rússia.

“A ‘Declaração da cúpula de Washington’, preparada e tornada pública no dia 10 de julho, funciona para provar que os EUA e a Otan se reduziram a uma ferramenta para confronto, e que elas representam a mais grave ameaça à paz e segurança mundiais”, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, segundo a agência de notícias estatal KCNA.

VEJA MAIS 

image EUA e Coreia do Sul assinam acordo de dissuasão nuclear integrada para península coreana
Encontro ocorreu nos bastidores de uma reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)

image Balões com lixo enviado pela Coreia do Norte afetam mais de 100 voos na Coreia do Sul
Balões norte-coreanos impediram pousos e decolagens no aeroporto de Incheon, em Seul. Quase 10 mil passageiros foram impactados

Ele afirmou que a tentativa dos EUA de expandir blocos militares com países da Otan e parceiros na Ásia, incluindo a Coreia do Sul e o Japão, era “a terrível origem de uma ameaça séria para a paz regional, exacerbando a precariedade do ambiente internacional de segurança e dando origem a uma corrida armamentista”.

Às margens da cúpula, a Coreia do Sul e os Estados Unidos definiram diretrizes para o estabelecimento de um sistema integrado de dissuasão prolongada na península coreana para conter as ameaças nuclear e militar da Coreia do Norte.

image Jovem é morto em público por ouvir K-pop na Coreia do Norte, diz relatório
Documento constava os depoimentos de 649 desertores norte-coreanos, além do caso de um jovem executado em público por ouvir e compartilhar músicas e filmes sul-coreanos

O Ministério da Defesa da Coreia do Norte criticou as diretrizes como “provocação imprudente”, levando Pyongyang a reforçar a sua própria capacidade de dissuasão nuclear.

"Seria incompreensível para qualquer pessoa imaginar o preço que vai ser pago se este aviso for ignorado," disse o ministério em nota oficial.

image Parasitas de fezes humanas são encontrados em balões enviados pela Coreia do Norte ao Sul
Norte-coreanos enviaram à Coreia do Sul mais de mil balões com sacos cheios de lixo

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO