Cicuta Venenosa: ‘planta mortal’ quase mata criança nos EUA e pais fazem alerta
A menina de seis anos começou a apresentar erupções na pele do rosto e dificuldade para respirar. Saiba onde encontrar a planta no Brasil
A mãe de uma menininha de seis anos, a estadunidense Chavana Neuweg, utilizou as redes sociais para compartilhar o susto que teve ao ver a filha quase morrer envenenada por uma planta, à primeira vista, “inofensiva”: a cicuta venenosa. Entenda os riscos da planta que pode matar:
VEJA MAIS
No Facebook, Chavana relatou que a criança começou a ter erupções na pele do rosto, após entrar em contato com a erva. Mas, como a garotinha tem alergias a insetos, abelhas e plantas, a família iniciou o procedimento padrão de usar pomadas e compressas frias para aliviar os sintomas.
“A erupção continuou se espalhando e inchando. O olho, a orelha, o rosto inteiro da minha filha ficaram inchados, cobertos pela erupção e cheios de bolhas”, escreveu.
Com o passar do tempo, a criança começou a apresentar dificuldades para respirar, enquanto a alergia se espalhava pelo corpo. Para “investigar” o que poderia ter causado alergia na filha, a mulher decidiu dar uma volta pela casa e encontrou o “motivo” crescendo em seu jardim.
“Ela estava crescendo e se espalhando, não só pelo meu jardim, como pelas casas dos meus vizinhos”, continuou contando. “Nossa filha cheirou o topo desta ‘flor’, o que causou uma das piores reações de veneno que eu já vi. Esta planta é mortal”, alertou.
Qual parte da cicuta é venenosa?
O veneno é encontrado em todas as partes da planta, porém, a maior concentração está nas raízes. Além das convulsões quase imediatas ao ser inalada, também pode provocar náuseas, vômitos, dores abdominais, tremores e confusão.
Onde encontrar cicuta no Brasil?
Essa planta é mais comum no sul e sudeste do país, por causa das temperaturas serem mais baixas nessas regiões e a planta se adequar bem ao clima.
(Estagiária Amanda Martins, sob supervisão da editora Web de OLiberal.com, Ana Carolina Matos)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA