China afirma que balões dos Estados Unidos sobrevoaram Xinjiang e Tibete sem autorização
Os dois países estão num conflito sobre objetos voadores ilegalmente seus territórios
A China afirma que balões dos Estados Unidos sobrevoaram seu espaço aéreo sem autorização, desde maio de 2022. De acordo com Pequim os objetos voadores norte-americanos foram detectados em áreas altamente controladas do Tibete e de Xinjiang, regiões onde o governo chinês é acusado de fortes violações dos direitos humanos contra a população da etnia Han.
“Sem a aprovação das autoridades chinesas, voou ilegalmente pelo menos dez vezes sobre o espaço territorial da China, incluindo Xinjiang. Tibete e outras províncias”, declarou porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Wang Wenbin.
VEJA MAIS
As acusações representam mais um capítulo do conflito sobre objetos voadores travado entre os dois países, desde que os EUA derrubaram o que chamaram de balão espião chinês na costa da Carolina do Sul. O governo chinês nega que o objetivo era usado para espionagem e afirma que se tratava de um veículo de investigação civil que, por engano, se desviou do seu curso.
Segundo a secretária de Estado adjunta dos EUA, Wendy Sherman, as alegações chinesas sobre supostos balões norte-americanos são “falsas”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA