Caso submarino: Youtuber diz ter escapado da morte após problemas antes de expedição ao Titanic

Ele acredita que por causa do mau tempo e de falhas identificadas por técnicos da empresa, conseguiu escapar da morte a bordo do submarino Titan, da OceanGate

O Liberal

Jake Koehler, youtuber dos Estados Unidos, acredita que por causa do mau tempo e de falhas identificadas por técnicos da empresa, conseguiu escapar da morte a bordo do submarino Titan, da OceanGate. O incidente ocorreu no último domingo (18), durante uma expedição aos destroços do Titanic, na costa de St. John's, em Newfoundland, no Canadá, resultando na morte dos cinco ocupantes da embarcação.

VEJA MAIS

image Caso do submarino: documento isenta OceanGate de responsabilidade do acidente
Embarcação não foi aprovada ou certificada por qualquer órgão regulador

image Sensitiva previu que tripulantes de submarino em expedição ao Titanic morreriam rapidamente
O submersível sumiu no último domingo (18) e os destroços foram encontrados na última quinta (22)

image Diretor de 'Titanic', James Cameron compara acidente com submarino com o navio histórico: 'Chocado'

"Essas imagens são da Missão III, dias antes do submarino ser dado como desaparecido na Missão V. A minha expedição seria no mesmo submarino que desapareceu", afirmou Jake em um vídeo que mostra vários registros da frustrada excursão.

Jake Koehler ressaltou que estava se preparando para mergulhar, acompanhado de Stockton Rush, presidente da OceanGate, e Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e especialista no naufrágio do Titanic, que foram vítimas da implosão do Titan.

O youtuber afirmou que acabou não realizando o passeio devido ao mau tempo e a problemas estruturais do submarino. "Os controladores do motor do Titan não estavam se comunicando de forma consistente. Acreditamos que fosse um problema de fiação. [...] Não sei se isso foi o que causou o trágico acidente. Pode ter sido qualquer outra coisa", relatou.

image Especialista afirma que é impossível recuperar os restos mortais após a implosão do submarino
O contra-almirante John Mauger, da Guarda Costeira americana, descreveu o ambiente no fundo do mar como "incrivelmente implacável"

image O que é implosão? Entenda o que o que aconteceu com o 'submarino' Titan, da expedição ao Titanic
Em certa profundidade do mar, a implosão pode ocorrer de forma espontânea

image Guarda Costeira dos EUA confirma mortes de passageiros do 'submarino' que visitaria o Titanic
A empresa responsável pelo submarino Titan contou que os destroços do veículo foram encontrados a 500 metros da proa do Titanic, a uma profundidade de 3.800 metros

"Todos os dias eles tinham algum problema. Tentamos consertar tudo para garantir que o submarino estivesse em perfeito estado para chegar ao Titanic. Não deu certo. É estranho agora, mas naquele momento parecia algo normal para a equipe", completou Jake Koehler.

"Eu poderia ter sido uma das vítimas", ressaltou ele. "Nunca chegamos a deixar a plataforma. Mas se o mau tempo não tivesse ocorrido e cancelado a expedição, poderíamos ter mergulhado e sofrido a implosão".

Assista ao vídeo (em inglês):

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO