Carta de Bin Laden após o 11 de setembro viraliza nas redes sociais

O texto foi divulgado um ano depois dos ataques orquestrados pela Al-Qaeda em 2001

Carolina Mota

Usuários da rede social de compartilhamento de vídeos curtos, o TikTok, estão publicando as suas reações ao lerem a carta feita por Osama Bin Laden, divulgada em 2002, onde ele citou os motivos para os ataques de 11 de setembro. Nos comentários, os perfis comentaram os argumentos usados e refletiram sobre a questão da Palestina.

O ressurgimento da carta ocorre no momento em que Israel trava uma guerra contra o Hamas e realiza diversos ataques à Faixa de Gaza.

VEJA MAIS

image Entenda origem de conflito político-religioso que gerou violência entre Israel e Palestina
Ao menos 298 pessoas morreram no conflito, sendo 100 em Israel e 198 na Faixa de Gaza, mortas na retaliação israelense

image Entenda o papel dos grupos Fatah, Hamas, Jihad Palestina e Hezbollah no Oriente Médio
Grupos possuem traços em comum em relação à criação do Estado Palestino, mas têm atuações e poderio diferentes

O que mais chamou a atenção dos usuários na carta, que estava publicada no site do jornal britânico The Guardian e que já foi removida, foi um trecho sobre o conflito entre Israel e Palestina

“A criação e continuação de Israel é um dos maiores crimes já cometidos e é claro que não há necessidade de explicar e provar o grau de apoio norte-americano a Israel. Cada pessoa cujas mãos ficaram poluídas na contribuição para este crime deve pagar o seu preço, e pagar caro por isso”.

Segundo o documento, os palestinos “são árabes puros e semitas originais”. Eles “são herdeiros de Moisés e os herdeiros da verdadeira Torá que não foi alterada”. Bin Laden falou sobre como a opressão da Palestina deveria ser “vingada”.

Na carta, Bin Laden cita sobre a hegemonia do Ocidente. "O povo norte-americano é quem paga os impostos que financiam os aviões que nos bombardeiam no Afeganistão, os tanques que atacam e destroem as nossas casas na Palestina, os exércitos que ocupam as nossas terras no Golfo Pérsico e as frotas que garantem o bloqueio do Iraque”.

Com a hashtag #lettertoamerica (Carta para América, em tradução), internautas compartilharam opiniões, algumas até concordando com pontos expostos por Bin Laden.

Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de Oliberal.com

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO