Canadá denuncia Rússia por praticar crimes de guerra em Bucha, na Ucrânia
Cadáveres foram encontrados pelas ruas, vários com as mãos amarradas
A Rússia foi denunciada por crimes de guerra nesta segunda-feira (4) pela ministra canadense das Relações Exteriores, Mélanie Joly. O mote da denúncia é o aparecimento de centenas de corpos com roupas de civis em Bucha, uma cidade próxima da capital da Ucrânia, Kiev, após a saída das tropas de Vladimir Putin. O Canadá adiantou que irá impor novas sanções à Rússia. As informações são da AFP.
A descoberta dos corpos em Bucha causou indignação no exterior, incluindo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que exigiu um "julgamento por crimes de guerra".
VEJA MAIS
"O que aconteceu durante o fim de semana é completamente escandaloso, injustificável e chocante", declarou a ministra Joly durante uma coletiva de imprensa realizada em meio a uma visita oficial à Finlândia.
"Trata-se claramente de crimes de guerra contra a humanidade", acrescentou a chanceler, que acusou os soldados russos pelos atos de violência.
Logo após a coletiva de imprensa, Joly também denunciou no Twitter "as atrocidades cometidas pelas forças russas contra civis inocentes em Bucha e em toda a Ucrânia".
Segundo a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, os cadáveres de 410 civis foram encontrados em Bucha e em outros territórios da região de Kiev, recentemente retomada pelas forças ucranianas.
Moscou, no entanto, rejeitou as acusações de ter assassinado civis em Bucha. O Kremlin e o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, citaram "falsificações" e montagens para a imprensa.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA