Biden reafirma apoio dos EUA à Ucrânia na guerra contra a Rússia e é aplaudido por Zelensky

Presidente ucraniano está presente pela primeira vez no evento e deve discursar durante a tarde

O Liberal
fonte

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o país continuará apoiando a Ucrânia na guerra contra a Rússia. A declaração foi dada na manhã desta terça-feira (19), durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Presente pela primeira vez no evento, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, aplaudiu o discurso do líder norte-americano. O discurso de Zelensky está programado para a tarde desta terça. 

VEJA MAIS

image Guerra na Ucrânia ‘desencadeou um nexo de horror’, diz António Guterres na Assembleia da ONU
Guerra na Ucrânia ‘desencadeou um nexo de horror’, diz António Guterres na Assembleia da ONU

image 'Falta vontade política para vencer a desigualdade' diz Lula na ONU; veja discurso na íntegra
Como já é tradição, o Brasil foi o primeiro país a falar na reunião, antecedido apenas pelo secretário-geral das Nações Unidas

“Os Estados Unidos, juntamente com os nossos aliados e parceiros em todo o mundo, continuarão a apoiar o corajoso povo da Ucrânia na defesa da sua soberania e integridade territorial – e da sua liberdade", declarou Biden. "Se permitirmos que a Ucrânia seja dividida, estará garantida a independência de qualquer nação? A resposta é não", completou.

O presidente dos EUA também falou sobre a dependência mundial de combustíveis fósseis e alertou os presentes sobre o impacto dessa matriz energética em uma série de desastres climáticos.

image 'Agora, a Amazônia está falando por si', diz Lula na Assembleia da ONU em Nova York
Presidente também cobrou cumprimento de compromissos de países desenvolvidos: 'A promessa da destinação dos 100 bilhões de dólares dos países ricos precisa deixar de ser uma promessa'

image Lula discursará nesta terça-feira na abertura da Assembleia-Geral da ONU
Expectativa é de que ele aborde temas como combate à fome; guerra na Ucrânia, mudanças climáticas e defesa da democracia

"Desde o primeiro dia da minha administração, os Estados Unidos tratamos esta crise como a ameaça existencial que representa, não apenas para nós, mas para toda a humanidade”, disse. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO