Beata brasileira Isabel Cristina é lembrada pelo Papa Francisco

O pontífice pediu que o público presente à Santa Sé aplaudisse a brasileira, considerada uma mártir da luta contra o feminicídio

O Liberal

Beatificada no último sábado (10), em cerimônia realizada na cidade de Barbacena (MG), a brasileira Isabel Cristina foi mencionada pelo Papa Francisco neste domingo (11), após a oração do Angelus, no Vaticano

VEJA MAIS

image Papa Francisco conta que também está rezando pela saúde de Pelé: ‘fé’
O ‘Rei Pelé’ está hospitalizado após contrair uma infecção respiratória e ainda não possui previsão de alta

image Papa diz que até padres e freiras assistem pornografia: ‘enfraquece o coração sacerdotal’
Declaração foi dada quando papa Francisco falava sobre os riscos envolvendo o uso das mídias digitais e sociais

image Dois novos santos foram canonizados pelo Papa Francisco no último domingo (9)
São Zatti ficou conhecido pelo seu trabalho com pessoas doentes e São Scalabrini dedicou sua vida ao cuidado espiritual e material com migrantes

Isabel Cristina foi morta em 1982, aos 20 anos, ao tentar se defender de uma violência sexual. Um homem que fazia um serviço em sua casa tentou estuprá-la, mas ela reagiu e acabou esfaqueada e agredida até a morte.

O pontífice pediu que o público presente à Santa Sé aplaudisse a brasileira. “Que seu exemplo heróico inspire especialmente os jovens a darem testemunho generoso de sua fé e de sua adesão ao Evangelho. Um aplauso à nova Beata!”, declarou. 

Processo de beatificação

A solicitação para beatificação de Isabel Cristina foi aceita por Roma em janeiro de 2001 e ela recebeu do Vaticano o título de Serva de Deus. Durante o processo, foram ouvidas quase 60 pessoas por autoridades da Igreja, que também coletaram diversos documentos.

O processo de beatificação de Isabel Cristina foi encerrado após oito anos, na fase arquidiocesana, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG). Apenas treze anos depois, em 2021, o Papa Francisco reconheceu o martírio da Serva de Deus.

A celebração solene realizada no sábado formalizou a beatificação de Isabel, como forma de resposta contra o feminicídio. Seus restos mortais foram transportados da Capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria para o Canto do Te Deum neste domingo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO