CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Barack Obama é principal atração da Convenção Democrata nesta terça e fará campanha para Kamala

A convenção ocorre no United Center, casa do Chicago Bulls e Chicago Blackhawks

Jarrett Renshaw e Jeff Mason/Reuters
fonte

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, endossará a candidatura presidencial de sua aliada política de longa data Kamala Harris na noite desta terça-feira (20/8), em um discurso badalado que busca impulsionar a sua nova e ainda não testada campanha à Casa Branca.

Aos 63 anos, Obama tem grande interesse em influenciar seu partido nos bastidores e mantém um legado e uma voz que se destacam em momentos de crise, como durante as confusas deliberações que levaram o presidente norte-americano, Joe Biden, a deixar a disputa e apoiar Kamala, 59 anos.

Quase oito anos após o fim de seu período na Presidência dos EUA, Obama continua sendo um dos democratas mais populares do país, à frente de Kamala e do atual governo, segundo pesquisas de opinião pública.

VEJA MAIS

image Biden entregará bastão a Kamala Harris em convenção democrata agridoce
Na convenção, Harris se tornará candidata oficialmente a presidência dos EUA

image Kamala Harris projeta otimismo, mas pede que apoiadores lutem pela vitória em novembro
Sem citar Donald Trump, Harris ressaltou que pretende estabelecer um estilo de liderança que assegure ascensão às pessoas, e não uma que as rebaixe

image Donald Trump e Kamala Harris concordam em participar de debate em setembro
Trump havia concordado em debater com Biden antes do presidente sair da chapa democrata

Em um discurso no horário nobre da Convenção Nacional Democrata nesta terça-feira, o primeiro presidente negro dos EUA emprestará seu carisma a uma campanha com poucas especificidades políticas, que até o momento tem se apoiado em um clima alegre e no alívio dos democratas, satisfeitos com o fim da campanha de Biden.

Biden foi o centro das atenções na noite de abertura da convenção na última segunda-feira, aplaudido de pé pelos fiéis do partido e, mesmo a cinco meses do fim do seu mandato, dando um discurso de despedida para o partido ao qual serviu por meio século.

Assim como seus sucessores, Obama presidiu um país muito dividido. Mas suas vitórias foram invejáveis para os padrões atuais de um democrata: ele venceu em 2008 e 2012 por margens saudáveis no Colégio Eleitoral, conquistando não apenas Michigan, Pensilvânia e Wisconsin, mas também Flórida, Iowa e Ohio, Estados agora considerados fora do alcance de Kamala e do companheiro de chapa Tim Walz.

Mas sua Presidência também alimentou a ascensão do republicano Donald Trump como uma figura titânica da direita, um legado amargo para os progressistas sobre o qual ele poderá refletir em seu discurso.

Em seu discurso, Obama descreverá o que acredita que levará Kamala à vitória e, ao mesmo tempo, alertará os democratas para a difícil tarefa que enfrentarão nas próximas 11 semanas, segundo uma fonte com conhecimento das suas declarações.

Uma corrida apertada

Kamala e Trump estão envolvidos em uma disputa presidencial acirrada que provavelmente será decidida em alguns Estados cruciais, segundo as pesquisas.

"O presidente Obama acredita que este é um momento em que todos estão prontos para trabalhar e está empenhado em fazer tudo o que puder para eleger a vice-presidente Harris e os democratas de todo o país", disse Eric Schultz, assessor de Obama.

Obama fará aparições nas próximas semanas onde ele acredita que pode ajudar a mover a agulha e persuadir os eleitores, especialmente nos Estados cruciais que provavelmente decidirão a eleição, disse Schultz.

A ex-primeira-dama Michelle Obama também deve discursar na convenção, enfatizando a necessidade de o país virar a página do medo e da divisão, segundo uma fonte com conhecimento de seus planos.

Em 2016, ela ofereceu um bordão memorável: "When they go low, we go high" (Quando eles se rebaixam, nós nos elevamos), em um discurso de apoio à campanha presidencial de Hillary Clinton. Hilary discursou na convenção na segunda-feira.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO