Ataque russo em Odessa danifica maior catedral da cidade

Consagrada em 1809, basílica pertence à Igreja Ortodoxa Ucraniana (UOC); ataque ainda deixou uma pessoa morta e 19 feridas na cidade

Thainá Dias

A cidade de Odessa foi surpreendida por um ataque aéreo da Rússia. Na ocasião, uma pessoa foi morta e 19 ficaram feridas, incluindo quatro crianças. O ataque ocorreu na madrugada deste domingo, 23. O bombardeio danificou seriamente a maior catedral da cidade portuária.

Segundo o governador da região, no sul da Ucrânia, Oleh Kiper, em mensagem no Telegram, "Odessa: outro ataque noturno dos monstros", alertou. Segundo ele, 14 pessoas foram hospitalizadas. Outras seis casas e edifícios de apartamentos foram destruídos.

A administração militar da cidade disse que a Catedral Spaso-Preobrazhenskyi, ou a Catedral da Transfiguração, foi severamente danificada no ataque. Consagrada em 1809, a basílica pertence à Igreja Ortodoxa Ucraniana (UOC), que é ligada a Moscou.

"O ícone Kasperovska da Mãe de Deus, que é a padroeira de Odessa, foi recuperado sob os escombros", continuou o governo em seu canal Telegram. A Rússia descreveu os ataques como uma vingança por um ataque ucraniano em uma ponte construída pelos russos para a Crimeia. A Rússia acusou a Ucrânia de usar o corredor marítimo para lançar "ataques terroristas".

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Brasileiro que luta na guerra da Ucrânia é ferido gravemente na cabeça]]

image Guerra da Ucrânia completa um ano sem esperanças de um cessar-fogo
No dia 24 de fevereiro de 2022, Rússia invadiu Ucrânia e atacou a capital Kiev pela primeira vez

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO