Ataque de milícia apoiada pelo Irã na Jordânia mata ao menos três soldados americanos

É o primeiro incidente em que militares dos EUA perdem a vida devido a fogo inimigo desde o aumento da tensão no Oriente Médio

O Liberal
fonte

Os Estados Unidos informaram que um ataque de drone lançado por uma milícia apoiada pelo Irã neste domingo (28) resultou na morte de pelo menos 3 soldados americanos e deixou outros 25 feridos, nas proximidades da fronteira entre a Jordânia e a Síria. Este é o primeiro incidente em que militares dos EUA perdem a vida devido a fogo inimigo desde o aumento da tensão no Oriente Médio, decorrente da guerra em Gaza.

O presidente Joe Biden, ao lamentar as mortes em nota, afirmou: "Embora ainda estejamos reunindo informações sobre o ataque, sabemos que foi conduzido por grupos radicais apoiados pelo Irã que operam na Síria e no Iraque." Ele também destacou que os culpados serão responsabilizados quando e como decidirem.

VEJA MAIS

image Estados Unidos suspendem financiamento à agência da ONU que dá apoio a refugiados palestinos
Suspensão de financiamento se dá em meio a alegações de envolvimento de alguns funcionários em ataque do Hamas a Israel

image Corte Internacional de Justiça ordena que Israel tome medidas para 'prevenir genocídio' em Gaza
Na sentença, porém, órgão das Nações Unidas não mencionou 'cessar-fogo' nos conflitos entre Israel e o grupo terrorista Hamas

Biden foi informado do ataque na manhã deste domingo, conforme relatado pela secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre. Os nomes dos soldados foram mantidos em sigilo até que suas famílias sejam informadas, e há preocupações de que o incidente intensifique ainda mais a tensão na região.

Resistência Islâmica no Iraque assume a responsabilidade pelo ataque

A Resistência Islâmica no Iraque, parte das milícias apoiadas pelo Irã, assumiu a responsabilidade pelo ataque, alertando sobre possíveis escaladas se os EUA continuarem a apoiar Israel. Até o momento, Amã não se pronunciou sobre o ocorrido. O reino, que faz fronteira com vários países e abriga bases americanas, está no centro de atenções devido à sua localização estratégica.

Os Estados Unidos, principal aliado de Israel, enfrentam não apenas ataques no Iraque e na Síria, mas também desafios dos rebeldes Houthis no Iêmen, financiados pelo Irã. No último domingo, o Pentágono confirmou a morte de dois Navy SEALs, a tropa de elite da marinha americana, em uma operação para interceptar armas iranianas enviadas para os rebeldes.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO