CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Antes de se pronunciar sobre eleição na Venezuela, governo brasileiro quer dados detalhados

Enquanto alguns países questionam o resultado divulgado pelo CNE, outros apoiam a vitória de Maduro

O Liberal
fonte

Em nota divulgada nesta segunda-feira (29) pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro afirmou que "acompanha com atenção o processo de apuração" das eleições presidenciais na Venezuela e que aguarda a divulgação de informações mais detalhadas.

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, Nicolás Maduro venceu e foi reeleito com 51,2% dos votos, contra 44% do opositor, Edmundo González. A oposição, no entanto, afirma que González venceu com 70%.

Não houve consenso sobre a votação na comunidade internacional - enquanto alguns países questionam o resultado divulgado pelo CNE, outros apoiam a vitória de Maduro.

Brasil diz que eleição foi pacífica

Itamaraty saudou, na nota do governo brasileiro, o "caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela". Ao mesmo tempo, fez uma ressalva: vai aguardar a publicação do que chamou de "dados desagregados" pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela.

VEJA MAIS

image Diferente de países vizinhos, Brasil ainda não se manifestou sobre resultado na Venezuela
Autoridade eleitoral afirma que Maduro saiu vitorioso, mas a oposição aponta fraude nas eleições e vários países questionaram o resultado

image Saiba quem felicitou Maduro e quem questionou resultado das eleições na Venezuela
Conselho Nacional Eleitoral (CNE) afirma que Nicolás Maduro venceu as eleições, sendo reeleito com 51,2% dos votos

image Líder opositora na Venezuela rejeita reeleição de Maduro: 'ganhamos com 70%'
María Corina Machado reivindicou a vitória de seu candidato, Edmundo González Urrutia

Para o Executivo federal brasileiro, este é um "passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito". Os dados incluem as informações que estão nas atas, como os dados por locais de votação.

Em outro trecho, a nota do Itamaraty também deixou claras as ressalvas do Brasil. O texto diz que as eleições reafirmam "o princípio fundamental da soberania popular", mas complementa: "a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não havia se pronunciado pessoalmente sobre o tema até pouco antes de 13h.

Resultado das eleições na Venezuela

A eleição envolve múltiplos candidatos, mas os mais votados foram o atual presidente Nicolás Maduro, que tenta a segunda reeleição, e o líder de oposição Edmundo González.

O resultado total das urnas ainda não havia sido divulgado até as 11h desta segunda-feira. O último boletim do CNE, divulgado na madrugada, tinha apenas 80% dos votos apurados.

A expectativa inicial era que o resultado fosse divulgado já no domingo, mas o órgão eleitoral alegou ter ocorrido um ataque ao sistema de transmissão de dados.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO