Aeronave presidencial é enviada em missão humanitária para resgatar brasileiros em Gaza

Decolagem ocorreu na Base Aérea de Brasília e terá parada em Roma

O Liberal
fonte

O governo federal tomou a iniciativa de enviar a aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República, nesta quinta-feira (12), em uma missão de resgate para brasileiros em Gaza, em meio ao conflito no Oriente Médio. A aeronave partirá para Roma, na Itália, de onde aguardará a autorização para a travessia até o Egito, onde os brasileiros solicitaram repatriação.

A ação foi desencadeada em caráter de urgência com o propósito de deslocar aproximadamente 20 brasileiros que se encontram em Gaza e manifestaram o desejo de retornar ao Brasil. O avião presidencial, com capacidade para 40 passageiros, foi designado especificamente para essa missão humanitária.

VEJA MAIS

image Netanyahu mostrou a Blinken fotos de bebês mortos pelo Hamas
Estas imagens 'superam praticamente tudo o que um ser humano pode entender e assimilar', disse o secretário de Estado americano, responsável pela diplomacia do país

image Itamaraty reitera que segue diretrizes da ONU para designar grupos terroristas
Nota reafirma a posição do Brasil de repudiar o terrorismo em todas as suas formas

A decolagem ocorreu na Base Aérea de Brasília, às 16h30. Durante o trajeto, a aeronave realizará uma escala técnica em Cabo Verde antes de aterrissar em Roma, por volta das 6h da sexta-feira, no horário local.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entrou em contato com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, para assegurar a criação de uma passagem humanitária que permitirá aos brasileiros atravessar de Gaza para o Egito, de onde partirá o retorno seguro dos compatriotas.

A missão representa a sexta aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) envolvida na Operação Voltando em Paz, que visa a repatriação de brasileiros em Israel. Até o momento, 494 brasileiros já foram realocados desde o início da operação, considerando os voos que já retornaram ao Brasil e o que atualmente está em deslocamento.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO