Aeronave presidencial é enviada em missão humanitária para resgatar brasileiros em Gaza
Decolagem ocorreu na Base Aérea de Brasília e terá parada em Roma
O governo federal tomou a iniciativa de enviar a aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República, nesta quinta-feira (12), em uma missão de resgate para brasileiros em Gaza, em meio ao conflito no Oriente Médio. A aeronave partirá para Roma, na Itália, de onde aguardará a autorização para a travessia até o Egito, onde os brasileiros solicitaram repatriação.
A ação foi desencadeada em caráter de urgência com o propósito de deslocar aproximadamente 20 brasileiros que se encontram em Gaza e manifestaram o desejo de retornar ao Brasil. O avião presidencial, com capacidade para 40 passageiros, foi designado especificamente para essa missão humanitária.
VEJA MAIS
A decolagem ocorreu na Base Aérea de Brasília, às 16h30. Durante o trajeto, a aeronave realizará uma escala técnica em Cabo Verde antes de aterrissar em Roma, por volta das 6h da sexta-feira, no horário local.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entrou em contato com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, para assegurar a criação de uma passagem humanitária que permitirá aos brasileiros atravessar de Gaza para o Egito, de onde partirá o retorno seguro dos compatriotas.
A missão representa a sexta aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) envolvida na Operação Voltando em Paz, que visa a repatriação de brasileiros em Israel. Até o momento, 494 brasileiros já foram realocados desde o início da operação, considerando os voos que já retornaram ao Brasil e o que atualmente está em deslocamento.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA