Aeronave da China invade espaço aéreo japonês e Ministério da Defesa aciona jatos

Ministério da Defesa do Japão disse que esta foi a primeira vez que uma aeronave da China violou o espaço aéreo

Laís Adriana / Estadão Conteúdo
fonte

O Ministério da Defesa do Japão afirmou que uma aeronave de reconhecimento Y-9 da China violou o espaço aéreo japonês nesta segunda-feira (26.08), ao sobrevoar águas territoriais ao largo da costa das Ilhas Oshima, em Nagasaki, por volta das 11h29 e 11h31 (horário local), segundo comunicado divulgado.

Em nota, o ministério japonês também informou que acionou jatos contra a aeronave chinesa e que tomou outras medidas, como notificações e alertas diplomáticos contra Pequim.

VEJA MAIS

image EUA atualizam comando militar no Japão e fazem alerta sobre ameaças da China
O anúncio ocorreu após conversas sobre segurança em Tóquio entre o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o secretário de Defesa, Lloyd Austin, e seus respectivos colegas japoneses, Yoko Kamikawa e Minoru Kihara

Segundo a Reuters, o Ministério da Defesa do Japão disse que esta foi a primeira vez que uma aeronave da China violou o espaço aéreo. Separadamente, o Ministério das Relações Exteriores do Japão informou que o vice-ministro das Relações Exteriores, Masataka Okano, convocou um funcionário sênior da embaixada chinesa em Tóquio para apresentar um protesto contra a incursão e exigir veementemente a prevenção de tais violações.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO