Unidade pedagógica do Tapanã apresenta problemas de infraestrutura, afirmam denúncias
Segundo relatos, a escola não possui cobertura de quadra e os pais de alunos fizeram rifa para comprar ventiladores
A Unidade Pedagógica Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada na rua Almirante Tamandaré, no bairro do Tapanã, em Belém, apresenta problemas de infraestrutura, segundo denúncias dos pais de alunos.
A equipe do Eu Repórter recebeu informações da leitora Daniela Souza que afirmou que a quadra da escola não possui cobertura e que os alunos estariam fazendo atividades a céu aberto.
"Eles estão fazendo atividades no sol, principalmente os alunos do turno da tarde e por conta disso, as crianças vivem enfermas", disse Daniela. Alguns alunos chegam a faltar uma ou duas semanas de aula, devido ao adoecimento.
VEJA MAIS:
Daniela conta que há três meses, os familiares dos alunos se reuniram para fazer rifas com o propósito de comprar ventiladores para as salas de aula, pois estavam em falta e os pedidos de aparelhos encaminhados para a Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec) não eram atendidos.
"A diretora sempre tenta recursos, mas até agora nada. Somos nós, pais de alunos que ajudamos na manutenção da escola", expôs Daniela.
Segundo a denúncia, também há falta de professores no centro pedagógico. "Na sala da minha filha, já é a quarta professora em menos de um ano. Esses profissionais observam as condições da escola e acabam desistindo por não terem uma estrutura boa para se prestar um bom trabalho", contou Daniela.
A Semec diz que o espaço educativo é cedido pelo município por meio de comodato e que cabe à secretaria fazer pequenos reparos, garantir o mobiliário e a lotação de professores.
"Nós enviaremos uma equipe do Departamento de Manutenção para avaliar os serviços que precisam ser executados conforme prevê o contrato de comodato, que não inclui a construção de uma cobertura para a quadra. Quanto aos ventiladores, a Semec entregou, neste semestre, dez novas unidades à UP. Cabe esclarecer também que as atividades de educação física são realizadas em sala de aula e que a quadra é somente utilizada nos fins de semana pela comunidade do bairro", informou o órgão.
Sobre a lotação de profissionais, a secretaria comunicou que a Unidade Pedagógica solicitou ao órgão apenas um servidor técnico-pedagógico e que não houve solicitação de mais professores ao local, mas que irá fazer uma visita técnica à unidade para levantar as necessidades do local.
A Semec ainda afirmou que está progressivamente, substituindo os espaços terceirizados por espaços escolares novos, seja por meio do aluguel de novos locais em condições estruturais e pedagógicas melhores.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Eduardo Laviano)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA