Denúncia: Elevadores do PSM da 14 de Março estão sem funcionar
Vídeos encaminhados para a reportagem mostram paciente em macas descendo pelas escadas
Pacientes do Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, conhecido como PSM da 14 de Março, estão sendo transferidos em macas por meio das escadas, segundo denúncias anônimas encaminhadas para o Eu Repórter.
A reportagem teve acesso a vídeos que mostram pessoas doentes em macas sendo carregadas por funcionários pelas escadas, diante de falhas no funcionamento dos elevadores na unidade de saúde.
De acordo com a denúncia, os maqueiros estariam carregando os pacientes pelas escadas quando ocorrem procedimentos de cirurgia ou pedidos de transferência do local.
No vídeo, seis profissionais precisaram carregar o paciente para ir até a ambulância. A denúncia alega que esses casos são muito comuns no Pronto Socorro da 14.
VEJA MAIS:
"Têm paciente padecendo porque o elevador da 14 de Março está parado há quatro dias. Pacientes que fizeram cirurgia ontem estão no térreo, nas macas, depois de duas cirurgias, aguardando o elevador funcionar", relatou a denúncia.
Em agosto, a equipe do Eu Repórter recebeu informações de que os elevadores da unidade de saúde estariam sem funcionamento. As denúncias afirmavam que pacientes foram impedidos de realizar exames e tratamentos, pois os equipamentos que dão acesso aos andares de assistência médica estavam com problemas.
Na última terça-feira (18), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Belém, parlamentares cobraram da Prefeitura uma solução para os problemas de manutenção dos elevadores do PSM da 14 de Março. "Os pacientes estão descendo pelas pranchas e pelas escadas para serem transferidos. Aqui está um descaso total conosco", expôs a denúncia anônima.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou, na última terça-feira (18), que o problema já havia sido sanado na segunda-feira (17). O órgão encaminhou nota para a reportagem, informando que a empresa, que presta serviço para a manutenção do elevador do hospital, esteve no espaço ao longo do dia de ontem (20) e o serviço já foi restabelecido.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Eduardo Laviano)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA