Pacientes reclamam de propaganda eleitoral perto de unidade de saúde na Pedreira
O carro som estaria a menos de 50 metros da unidade e com volume acima do permitido, segundo denúncia
Funcionários e pacientes da Unidade Básica de Saúde da Pedreira, reclamam de bandeiraços que ocorrem com frequência em frente à unidade.
Com base nos relatos, os grupos se concentram na pista central, acompanhados de carro som que reproduz jingles eleitorais com volume alto.
De acordo com informações enviadas à equipe do Eu Repórter, o volume das músicas é colocado acima do permitido e o carro fica estacionado a menos de 50 metros da unidade, dificultando o trabalho dos funcionários e o tratamento dos pacientes.
VEJA MAIS
O enfermeiro Leandro Costa, 37 anos, servidor da unidade que tem funcionamento de Urgência e Emergência, conta que a poluição sonora atrapalha o atendimento, pois precisam falar alto para que a comunicação entre eles seja efetiva.
Além disso, muitos pacientes procuram a unidade com queixas de fortes dores de cabeça, pressão arterial alterada e o alto volume dificulta o processo de tratamento dos enfermos.
"Esses pacientes necessitam de um ambiente adequado para o atendimento e recuperação".
Segundo denúncia, grupos distintos se organizam semanalmente na Avenida Pedro Miranda, esquina com a Travessa Mauriti, fazendo uso de apitos, carro-som ou bike-som, trabalhando com propaganda eleitoral para diversos candidatos.
O enfermeiro afirma que chegou a reclamar com um motorista de carro-som que estava na área, mas nada foi feito.
A Redação Integrada do Jornal O Liberal solicitou um posicionamento da Divisão Especializada em Meio-Ambiente e Proteção Animal (Demapa) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
A Demapa informou que enviou uma equipe até o local para verificar a denúncia e ressalta que fiscalizações são realizadas de forma ostensiva. A população pode denunciar de forma virtual pelo Disque-denúncia (181), Ciop (190), pelo whatsapp da inteligência artificial Iara pelo número (91) 8115-9181, e também presencialmente na Demapa.
O que a lei diz
Segundo a Lei 9504/97, que estabelece regras para as eleições, o funcionamento de alto-falantes ou amplificadores de som é permitido das 8h às 22h, desde que não ultrapasse 200 metros de distância das sedes dos Poderes Públicos, quartéis, hospitais, escolas, bibliotecas, igrejas e teatros (artigo 39, §3º, Lei 9504/97).
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Eduardo Laviano)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA