Saiba o que é geração distribuída e como ela ajuda a diminuir o consumo de energia

Modelo prioriza fontes de energia limpa, que garantem economia e menor impacto ambiental

fonte

A geração distribuída é uma modalidade caracterizada pela proximidade entre a unidade consumidora e a geradora. Por meio dela, o consumidor pode gerar sua própria energia elétrica e fornecer o excedente para a rede de distribuição próxima.

Outra característica deste modelo é a valorização de fontes de energia renovável, como a fotovoltaica (solar), eólica e a de biomassa. Além do menor impacto ambiental de suas operações, quem adere à geração distribuída ganha em aspectos de redução de custos, autossustentabilidade e eficiência energética.

image A geração distribuída permite o recebimento de créditos diretamente na conta da distribuidora, caso a produção de energia seja maior que o consumo mensal (Oswaldo Forte / O Liberal)

No início de 2022, foi sancionado o Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída, que garante segurança jurídica para os agentes que atuam nesse segmento, bem como o crescimento sustentável do setor. De acordo com a lei, microgeradores são aqueles que geram até 75kW de energia, enquanto os minigeradores produzem de 75kw até 10MW por meio de fontes renováveis.

VEJA MAIS

image Mercado livre avança na oferta de energia renovável
Segmento facilita acesso ao consumo de energia aliado a valores sustentáveis

image Armazenamento de eletricidade em baterias BESS é tendência economicamente viável
Solução permite que empresas e indústrias cumpram agenda ambiental, social e de governança com redução de pegada de carbono

De acordo com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), o Brasil tem atualmente 9GW em potência instalada em sistemas geração própria de energia. A tendência é de crescimento no setor que deve finalizar este ano com potência instalada de 15GW, ultrapassando a capacidade da usina de Itaipu, que produz 14GW.

Uma das vantagens que essa modalidade oferece é a possibilidade de receber créditos quando a energia gerada é superior ao que foi consumido em um determinado período. Os créditos pelo excedente podem ser usados para abatimento em faturas seguintes e tem validade de até 60 meses.

image Para aderir ao sistema não precisa investimento inicial, pois é possível alugar o equivalente a geração necessáia de uma usina já instalada. Na foto, uma usina solar da Elétron Energy, localizada em Pernambuco. (Dilvulgação / Elétron Energy)

Na geração distribuída existe ainda a figura da geração compartilhada, em que um conjunto de cooperados usufruem dos benefícios deste modelo. A Elétron Energy, empresa atuante nos estados de Alagoas, Amazonas, Pará, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte, disponibiliza esta solução. Por meio dela, é possível adotar o sistema de geração distribuída sem investimento inicial, com o aluguel de parte de uma usina já instalada. Com isso, não se utiliza espaço físico na unidade consumidora.

Além disso, o consumidor se beneficia com a economia garantida pelos contratos e com o recebimento de créditos de geração diretamente na conta da distribuidora. Após a adesão, a redução mínima no consumo é de 10%. Outra importante vantagem é a contribuição com o ambiente mais sustentável, com menos impacto ambiental, o que favorece também a imagem pública das empresas.

Clique aqui e saiba como aproveitar essas e outras vantagens da geração distribuída de energia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eletron Energy
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!