Mercado livre avança na oferta de energia renovável
Segmento facilita acesso ao consumo de energia aliado a valores sustentáveis
A expansão do Ambiente de Contratação Livre (ACL) ou Mercado Livre de Energia tem impactado no maior consumo de energia limpa no Brasil. A geração de energia a partir de fontes fotovoltaica (solar) e eólica despontam como favoritas no mercado.
O ACL é um modelo em que os consumidores negociam a compra de energia elétrica diretamente com geradoras e comercializadoras. Entre as vantagens está a liberdade de escolha do fornecedor, a contratação de volume de energia de acordo com a demanda da empresa, a segurança no suprimento, a redução nos custos com o insumo, além da previsibilidade orçamentária.
VEJA MAIS
A legislação permite que clientes com demanda igual ou superior a 500 kW migrem do chamado mercado cativo para o ACL. Empresas e indústrias que aderiram ao Mercado Livre de Energia têm ditado a tendência de surgimento de arranjos de negócios que valorizam a sustentabilidade.
A preferência por fontes com menores emissões de carbono traz benefícios em diversos aspectos. A redução dos custos é um desses pontos, já que os consumidores do ACL usufruem de uma economia que varia de 25% a 30%. A possibilidade de realizar contratos de longo prazo favorece também o financiamento, a instalação e a difusão de empreendimentos de energia renovável pelo País.
No quesito ambiental, o incentivo às fontes de energia renovável é uma área estratégica em todo o mundo. O Brasil vem observando, por exemplo, um avanço na geração de energia solar, que é mais silenciosa e limpa, não emite ruídos, nem gera poluentes atmosféricos ou efluentes líquidos ou sólidos em seu funcionamento. Apesar de não ser majoritária na matriz energética nacional, a energia solar tem grande potencial de crescimento devido às condições favoráveis para sua geração.
Outro ponto positivo está no âmbito comercial. Com a vantagem de poder comprar energia de fontes renováveis, as empresas diminuem seu impacto negativos sobre o meio ambiente, com menos emissão de gases de efeito estufa, por exemplo. O resultado é o maior engajamento com práticas sustentáveis, que geram uma imagem pública mais favorável tanto para investidores quanto outros clientes.
Para empresas interessadas em migrar par o ACL e aproveitar as vantagens que o modelo oferece, há ainda a possibilidade ser um autoprodutor. Nesse caso, o investimento inicial é maior com retorno a longo prazo, porém o consumidor se beneficia da isenção de encargos, bem como da possibilidade de explorar a sustentabilidade como um valor da empresa.
Para conhecer mais sobre as soluções oferecidas pelo mercado livre de energia, clique aqui.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA