UFC atualiza política antidoping e retira maconha da lista de substâncias proibidas

Nova política antidoping da organização de artes marciais traz mudanças significativas e segue tendência de flexibilização no tratamento da maconha

Pedro Pereira
fonte

Desde 31 de dezembro de 2023 entrou em vigor a nova Política Antidoping do UFC, trazendo alterações em relação ao modelo anterior estabelecido em parceria com a USADA (agência antidoping dos EUA). Um dos destaques do comunicado oficial divulgado pela organização é a exclusão da maconha (Cannabis sativa) da lista de substâncias proibidas.

VEJA MAIS

image Conor McGregor anuncia retorno ao UFC contra Michael; vídeo
A maior surpresa do anúncio foi que o combate acontecerá no peso médio (até 83,9kg), duas categorias acima que ambos lutam, que é a dos leves (até 70,8kg).

image Lutador de UFC dá mata-leão em jornalista para mostrar habilidades; vídeo
Mesmo recém-operado no braço, para tratar de lesão que o tirou do UFC Austin, o atleta decidiu mostrar as habilidades.

image Brasileira deixa UFC São Paulo após cair no doping de 'forma acidental'
A lutadora Priscila Pedrita, que iria enfrentar Ariane Lipski no UFC São Paulo, foi notificada pela USADA e está fora do evento após tomar remédio proibido de forma acidental; veja

A mudança reflete uma tendência observada recentemente, onde algumas modalidades esportivas e órgãos reguladores revisam suas políticas para eliminar punições a atletas flagrados com maconha em testes antidoping. O UFC agora se alinha a essa abordagem, considerando a ausência de comprovação científica de que o uso da maconha contribua para melhorar o desempenho atlético ou mascarar o uso de PED's (drogas de aumento de performance).

Hunter Campbell, diretor de negócios do UFC, afirmou: "O objetivo do UFC para a Política Antidoping é ser o melhor, mais eficaz e mais progressivo programa antidoping em todos os esportes profissionais. O UFC está orgulhoso dos avanços que fizemos com nosso programa antidoping nos últimos oito anos e continuaremos a manter um programa de testes de drogas administrado de forma independente, que garante que todos os atletas do UFC estejam competindo em circunstâncias justas e iguais."

image Peso-pesado brasileiro do UFC é flagrado por doping pela segunda vez e recebe suspensão de dois anos
O carioca Raphael Bebezão ficará suspenso até o dia 9 de fevereiro de 2023, data retroativa que se refere ao seu primeiro teste de doping positivo; confira todos os detalhes

image Paraense Amanda Lemos, atleta UFC, comanda aula solidária em Ananindeua
O encontro está marcado para esta quinta-feira (21), às 19h, no Centro de Treinamento Bolo Thai, no Conjunto Maguari, em Ananindeua

Com o término da parceria entre USADA e UFC, a gestão do programa antidoping da companhia passa a ser conduzida por uma nova estrutura. As coletas de exames serão realizadas pela Drug Free Sport International (DFSI) ou suas afiliadas contratadas, enquanto a análise dos testes será conduzida pelo Laboratório de Testes de Medicina Esportiva e Pesquisa (SMRTL), credenciado pela Agência Mundial Antidoping (WADA).

A Combat Sports Anti-Doping (CSAD) assume a administração do novo programa antidoping do Ultimate, incluindo decisões sobre sanções. Detalhes adicionais sobre o tema podem ser encontrados no novo site do Programa Antidoping do UFC.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES